Hauly destaca papel de Maria Leopoldina no movimento de Independência do Brasil


O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) participou nesta terça-feira (7) de sessão solene em homenagem ao bicentenário da chegada da imperatriz Maria Leopoldina ao Brasil (1817-2017). As homenagens da Câmara dos Deputados a Maria Leopoldina se inserem na celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, que ocorrerá em 2022.

Hauly destacou a importante influência de Leopoldina no movimento de independência. Ele ressaltou a força da mulher na história brasileira e mundial. “Leooldina exerceu um papel político em um momento decisivo da história do Brasil”, disse. A esposa de D. Pedro atuou nos bastidores e em momentos públicos por assuntos políticos e administrativos do país.

Nascida em Viena, filha do imperador Francisco I da Áustria e de Maria Isabel de Bourbon, Maria Leopoldina foi educada em uma das mais poderosas cortes europeias da época. Apreciadora de botânica e mineralogia, a imperatriz foi preparada para manter fidelidade à monarquia absolutista. Entretanto, acabou por assumir papel de protagonismo na libertação da colônia de Portugal.

Coube a Leopoldina, esposa de Dom Pedro I, então princesa regente do Brasil por conta de uma viagem do marido a São Paulo, presidir a reunião do Conselho de Estado que deliberou pela independência do Brasil. Em seguida, em carta ao marido, escreveu: “O pomo está maduro, colhei-o já, senão apodrecerá”.

HOMENAGEM
Para celebrar o bicentenário da chegada da imperatriz Maria Leopoldina ao Brasil, a Câmara dos Deputados abriga duas exposições: uma fotográfica e outra de objetos e documentos da imperatriz. As mostras estarão abertas ao público até o dia 12 de novembro, das 9 às 17 horas.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 novembro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *