Cunha Lima alerta para número preocupante de abandono do ensino médio
O 1º vice-líder do PSDB, deputado Pedro Cunha Lima (PB), chamou atenção para uma triste estatística: até o final do ano, um em cada quatro jovens brasileiros vai abandonar a escola. Em discurso nesta terça-feira (17), o tucano afirmou que 3 milhões de estudantes devem largar o ensino médio.
“Um jovem que sai da escola é um projeto de vida que pode ser desperdiçado. Um jovem que sai da escola é a solução para o nosso país que vai ficando em segundo plano, é o futuro do nosso país que vai escorrendo pelo ralo”, lamentou.
O estudo Políticas Públicas para Redução do Abandono e Evasão Escolar de Jovens, elaborado pelo Ensino Superior em Negócios, Direito e Engenharia (Insper), indica que um em cada quatro jovens entre 15 e 17 anos de idade vão abandonar seus estudos, não vão se matricular para o ano seguinte ou serão reprovados. Isso corresponde a um universo de 2,8 milhões de pessoas.
Cunha Lima criticou os “debates sem fim” travados em plenário que não resultam em benefícios reais para a população. “Queremos saber até que ponto nós políticos vamos ficar presos nessa falsa polêmica, trocando tapas entre nós mesmos”, criticou.
Segundo o tucano, o cidadão brasileiro não suporta mais assistir a debates que só distanciam cada vez mais a população da classe política. “Vamos parar de falar dessas coisas tolas que debatem questões que só dizem respeito a nós mesmos e tentar olhar a situação do nosso país”, cobrou. O deputado defende que o Congresso discuta um plano de educação para os próximos 10, 20 e 30 anos.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta