A pedido de Mara Gabrilli, audiência pública vai debater a síndrome pós-poliomielite
A Câmara dos Deputados realizará nesta quarta (18) uma audiência pública para discutir a atenção às pessoas com Síndrome pós-poliomielite no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Proposto por Mara Gabrilli (SP) e João Derly (REDE-RS), o evento será realizado em conjunto pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e de Seguridade Social e Família.
A Síndrome pós-poliomielite (SPP) é uma enfermidade que acomete tardiamente pacientes que sofreram poliomielite anterior aguda viral e recuperaram suas capacidades motoras. Ocorre em média 15 anos após a infecção e se caracteriza por um novo episódio de paralisia, fadiga intensa e dores mio-articulares. Não se dá por reinfecção ou reativação do vírus, mas sim, acredita-se, por degeneração dos neurônios motores sobreviventes, sobrecarregados metabolicamente por assumir a função fisiológica dos neurônios perdidos.
“Apesar de o Brasil haver erradicado o vírus selvagem da poliomielite há décadas, ainda existe um grande número de pessoas adultas que sofreram a infecção e são, portanto, vulneráveis à SPP”, explica Mara Gabrilli. A incerteza em relação aos mecanismos da enfermidade, somada à dificuldade do diagnóstico, que necessita excluir todas as outras possibilidades, faz da SPP um desafio terapêutico, que deve obrigatoriamente envolver uma equipe multidisciplinar.
“O objetivo do encontro é conhecer o estado atual da atenção aos pacientes de SPP no âmbito do SUS e saber da eventual necessidade de iniciativas legislativas nesse sentido”, conclui Mara.
A audiência será interativa e transmitida ao vivo pela internet. Os interessados poderão acompanhar e participar à distância, desde já, enviando perguntas através do link https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/517
SERVIÇO
Audiência pública para debater a Síndrome pós-poliomielite
Data: Quarta-feira, 18/10/2017, às 15h
Local: Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 13
(Da assessoria da deputad/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta