A pedido de Izalci, Câmara homenageia médicos na próxima quarta-feira
A Câmara dos Deputados promove nesta quarta-feira (18) sessão solene em homenagem ao Dia do Médico. Como destaca o deputado Izalci (DF), um dos autores da iniciativa, a data foi escolhida em tributo ao dia de São Lucas, padroeiro da medicina, celebrado no dia 18 de outubro. A cerimônia está marcada para as 9h no Plenário Ulysses Guimarães.
Segundo o tucano, não importa a especialidade dos médicos, seja o profissional pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral – o fato de atuarem na prevenção ou cura de doenças, salvando vidas, faz deles merecedores da homenagem, que também foi solicitada pelo deputado Mandetta (DEM-MS).
HISTÓRICO
A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando, assim, a saúde das pessoas. A ciência surgiu de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo). Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.
No final do século XIV é que se iniciou a medicina moderna, com o estudo da anatomia humana. Em 1543, o médico André Vesálio publica “A organização do corpo humano”, com descrições e detalhes do corpo humano, representando um grande avanço na medicina ainda incipiente.
(reportagem: Sabrina Freire/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta