Gomes de Matos defende política de desenvolvimento para o Nordeste


Em discurso no grande expediente, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) alertou para a necessidade de uma política nacional para enfrentar os desafios e obstáculos que existem há anos na região Nordeste, principalmente com relação à escassez de água. O tucano destacou os avanços da Transposição do Rio São Francisco, a necessidade da efetivação da Transnordestina, e defendeu investimentos em setores como a educação para diminuir as desigualdades que persistem no país.

Segundo o deputado, mesmo com a intensificação do debate em torno das mudanças climáticas e com os avanços compactuados em acordos, como o Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris sobre o clima, a realidade no Brasil é de extrema vulnerabilidade, pois as alterações climáticas têm provocado falta de chuvas em alguns locais e excesso em outros, ocasionando a seca ou desastres, como inundações.

“Há 5 anos os índices pluviométricos são bastante escassos, provocando a estiagem. Se não fizermos um pacto nacional sobre as questões climáticas, vamos ter décadas de crise hídrica, em que há aumento de seca em determinadas áreas e de inundações e de vendavais em outras áreas”, alerta.

Diante do fato, o tucano salienta a necessidade de preservar o meio ambiente. A exemplo disto, ele destaca o Projeto de Lei 7.578/2017, institui o patrimônio verde no Brasil para preservar a sustentabilidade no país. Gomes de Matos relata a matéria na Comissão de Agricultura.

TRANSPOSIÇÃO

Como presidente da Comissão Externa que acompanha as obras da transposição das águas do rio São Francisco, o deputado enfatiza a importância do desenvolvimento de tecnologias. Segundo ele, em alguns locais as obras já estão bem avançadas, como no Eixo Leste, que beneficiará diretamente 390 municípios que somam uma população de 12 milhões de pessoas dos estados da Paraíba e de Pernambuco.

Raimundo afirma ainda que, apesar de problemas administrativos de licitações, que geraram atrasos na transposição para o Ceará e Rio Grande do Norte, os trechos do Eixo Norte também estão bem avançados.

Além dos avanços, o tucano ressalta os sistemas complementares de distribuição de água, que estão beneficiando mais de 294 comunidades rurais, de forma a revitalizar as margens do Rio São Francisco por meio de vários programas. “Não podemos falar somente em transportar água, em levar água para a população, garantir água para irrigação, para a indústria, se não nos preocuparmos com o projeto da revitalização”, destaca.

TRANSNORDESTINA

O tucano afirma que o governo tem buscado uma solução definitiva para a retomada das obras da Transnordestina. Estão sendo realizados novos estudos e avaliações pela comissão intersetorial.

“O Governo Federal vai ter que anunciar uma nova medida para que possamos ter essa interligação do Porto de Suape ao Porto de Pecém, ligando o Estado do Piauí ao Município de Eliseu Martins, para que possamos, através das ferrovias, transportar minérios, grãos e ter, acima de tudo, o fortalecimento dessa economia”, defende.

Raimundo afirma que no governo petista houve um gasto de R$ 5 bilhões na obra, mas a “transposição não liga nada a lugar nenhum, não transporta nada”. Para ele, o fato é inadmissível, levando em conta que a empresa concessionária solicita ainda mais de R$ 6 bilhões.

ZONAS DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO

No discurso, o deputado também falou sobre a importância das Zonas de Processamento de Exportação. Gomes de Matos defendeu também a instalações de Zonas Francas. O tucano já esteve em várias regiões do Nordeste debatendo o tema no semiárido nordestino. A instalação de uma Zona Franca poderia fortalecer e modificar o perfil socioeconômico.

“Temos de nos comprometer com soluções adequadas e duradouras para garantir o desenvolvimento social e econômico do Nordeste e de todo o país, combatendo essas desigualdades”, defende.

(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
13 outubro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *