CPI Mista da JBS ouve ex-funcionário do BNDES e ex-presidente da Caixa
A CPI Mista da JBS ouvirá dois depoimentos nesta terça-feira (10). O ex-chefe de departamento do BNDES José Cláudio Rego Aranha falará à comissão como convocado. Também será ouvida Maria Fernanda Ramos Coelho, ex-presidente da Caixa Econômica Federal. A reunião será realizada a partir das 9 horas, no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado. (confira a pauta)
“Tendo-se em vista o acordo de colaboração premiada celebrado pelos executivos da JBS e a publicação de diversos nomes citados nos depoimentos que revelaram os esquemas de corrupção investigados por esta Comissão Mista, faz-se necessário que diversos esclarecimentos sejam prestados”, destacou o deputado João Gualberto (BA), autor do pedido de convocação de Aranha.
REQUERIMENTOS
Na mesma reunião, a CPI votará uma série de requerimentos. Um deles, de autoria do deputado Izalci (DF), pede a convocação da advogada Fernanda Tórtima. Outro requerimento é de convite a Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça.
Como ressalta o parlamentar pelo PSDB-DF, após ser citada em nova gravação de Joesley Batista e Ricardo Saud, a advogada que defendia a JBS deixou o caso. O motivo teria sido os áudios onde Joesley diz que Tórtima não queria que a delação do empresário incluísse o ex-ministro José Eduardo Cardozo e ministros do STF.
A CPI, composta por 17 senadores e 17 deputados, foi criada para investigar supostas irregularidades envolvendo a empresa JBS em operações realizadas com o BNDES, ocorridas entre os anos de 2007 e 2016. A comissão tem como presidente o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO).
(Da redação, com informações da Agência Câmara/foto: Geraldo Magela/Ag. Senado)
Deixe uma resposta