Saúde
Nilson Leitão articula reunião para resolver impasse do Hospital Regional de Sinop
O deputado Nilson Leitão (MT) confirmou no começo da noite desta terça-feira (3), que marcou uma reunião de trabalho para a próxima quinta-feira às 11h, em Cuiabá, para buscar uma solução definitiva para o impasse financeiro do Hospital Regional de Sinop, cujo atendimento foi reduzido nos últimos dias.
Na mesa de negociação devem estar o secretário de Estado de Saúde, Luiz Soares, representes da Procuradoria e da Controladoria Geral do Estado, Casa Civil, diretores do hospital e os deputados Baiano Filho e Dilmar Dal´Bosco.
Nesta terça-feira um grupo de manifestantes bloqueou a BR 163 por pouco mais de uma hora, em protesto pela situação da unidade hospitalar. Segundo os diretores o atraso do governo nos repasses, acarretou dificuldade no pagamento dos salários, falta de medicamentos e a necessidade de redução dos atendimentos.
Da manifestação, organizada com apoio de entidades de classe de Sinop, também participaram representantes dos hospitais de Colíder e Sorriso.
RECURSOS DO FEX
Acompanhado do governador Pedro Taques e do secretário de Fazenda de Mato Grosso, Gustavo Oliveira, o deputado participou de audiência com o ministro Henrique Meirelles (Fazenda) em busca de apoio para a liberação e o pagamento do auxilio financeiro para fomento das exportações, o FEX.
Segundo o parlamentar, Mato Grosso tem pelo menos R$ 450 milhões a receber como compensação pela Lei Kandir. O recurso, segundo ele, deve ser usado prioritariamente para resolver problemas urgentes como na Saúde, por exemplo.
Depois do encontro com Meirelles, o grupo esteve com o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), que garantiu que o recurso está assegurado nos cofres da União. A liberação, no entanto, está condicionada a aprovação de uma lei autorizativa, que deve ser encaminhada à Câmara Federal na próxima semana com tramitação em regime de urgência.
“Aprovando com a rapidez necessária é certo que o Governo Federal vai adiantar o repasse desses recursos para os estados exportadores. Com o dinheiro em caixa o governador Pedro Taques vai poder fazer o enfrentamento aos problemas nos mais diversos setores, com atenção especial à Saúde”, disse Leitão.
(da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta