Expectativa de vida
Em sessão solene, deputados destacam contribuição dos idosos para as novas gerações
Deputados do PSDB ressaltaram a importante contribuição dos idosos ao país durante sessão solene na Câmara dos Deputados. Os tucanos participaram de homenagem ao Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, mesma data da lei que institui o Estatuto do Idoso.
O deputado Geraldo Resende (MS) explica que o marco legal foi resultado de um processo que se intensificou a partir da promulgação da Constituição, em 1988. Até então, o tema não despertava muito interesse no Brasil, considerado um país de jovens.
No entanto, o cenário mudou. A expectativa de vida era de 62 anos em 1980 e pulou para 75,5 anos em 2015. No ano de 2030, o número de brasileiros com mais de 60 anos deve ultrapassar o de crianças de 0 a 14 anos.
“Essa mudança tão rápida e acentuada da estrutura demográfica nos obriga a repensar políticas públicas de saúde, assistência social, previdência, acessibilidade, entre outras para dar mais qualidade de vida a essa parcela cada vez mais significativa da nossa população”, afirma Geraldo.
Segundo o deputado, as políticas públicas não devem enxergar o idoso apenas pela ótica da fragilidade. As maiores economias do mundo cresceram ao respeitar a experiência dos mais velhos. Geraldo acrescenta que é preciso proteger aqueles que se dedicaram a construir o país.
Atualmente, muitos idosos são responsáveis por sustentar filhos e netos. Dados do IBGE mostram que mais de 17 milhões de famílias no Brasil têm um idoso como provedor. “O idoso é o típico herói do dia a dia. Muitas vezes, é ele quem sustenta a casa e faz milagre com a aposentadoria”, disse o deputado, que é integrante da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
O deputado Guilherme Coelho (PE) afirmou que o país precisa dar oportunidades para que os idosos continuem a contribuir com o país. O deputado citou como exemplo os centros de convivência de idosos de Petrolina, cidade da qual foi prefeito. “Estou muito feliz por esse dia e acredito que o idoso tem muito a contribuir com o nosso país, principalmente com a juventude”, disse.
Estatuto do Idoso
O Estatuto do Idoso foi criado ha 14 anos, por meio da Lei 10.741/03, e garante os direitos das pessoas acima de 60 anos.
O regulamento apresenta disposições como: desconto em atividades de cultura, esporte e lazer; não esperar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivos; receber medicamentos gratuitos em postos de saúde; vagas em estacionamento; dentre outras.
(Da redação/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados/Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta