Cidadania
Semana Nacional de Trânsito: seminário avalia resultados de 20 anos do CTB
A Comissão de Viação e Transportes (CVT) realiza nesta terça-feira (19) o seminário “20 anos do Código de Trânsito Brasileiro”. Marcado para começar às 9h no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, o evento ocorre durante a realização da Semana Nacional de Trânsito, que vai de 18 a 25 de setembro. Essa é uma das ações estratégicas do Denatran para salvar vidas por meio da promoção de um trânsito mais seguro. A autarquia integra o Ministério das Cidades, comandado por Bruno Araújo, deputado federal licenciado pelo PSDB-PE.
Você pode participar! Acesse: https://goo.gl/jFgJ4Z
Apesar de a legislação brasileira ser considerada uma das mais modernas do mundo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia que o trânsito mata no País 47 mil pessoas por ano e deixa 400 mil com alguma sequela. A OMS coloca o Brasil como o 4º no ranking de acidentes nas Américas, atrás da República Dominicana, Belize e Venezuela. O Observatório Nacional de Segurança Viária afirma que os acidentes de trânsito custam ao País cerca R$ 56 bilhões, recursos com os quais poderiam ser construídos 28 mil escolas ou 1.800 hospitais.
A SEMANA
Neste ano a semana tem como tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, com objetivo de alertar a sociedade sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito brasileiro e propor atitudes para superar esta realidade. Durante a semana, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promoverão o tema escolhido nas diversas regiões do país.
“Com a campanha buscamos deixar claro que, as ações seguras no trânsito, vão fazer com que vidas sejam preservadas e que as pessoas se sintam respeitadas no trânsito, elas dependem de escolhas, que tem impactos muito grandes, significativos como um todo. Quando tomamos a decisão de não mexer no celular, enquanto estamos dirigindo, nós estamos fazendo a diferença”, explicou o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi.
A Semana Nacional do Trânsito está prevista no Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997. Ela deve ter abrangência nacional e mostrar a postura do governo em relação à segurança do trânsito. Segundo o Diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, “Muito mais do que o cumprimento da Lei, a realização da Semana Nacional de Trânsito é um ato de cidadania. Esta iniciativa serve para reforçar a todos que o trânsito faz parte das nossas vidas. O cumprimento de suas normas só nos traz benefícios e salva muitas pessoas”.
Os Departamentos de Trânsito dos Estados e do DF já estão preparados com programações para comemorar essa semana com campanhas educativas voltadas para a população e que envolvam uma participação direta dos órgãos, entidades e cidadãos.
(Da redação, com Agência Câmara e Ministério das Cidades)
Deixe uma resposta