Mais universidades


Deputados apoiam criação de universidades federais na Bahia e no litoral de São Paulo

A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (16) pareceres de deputados do PSDB pela aprovação de projetos de lei que autorizam a criação de universidades federais. Uma das propostas (PL 884/2011) determina a instituição de sedes no municípios de Ubatuba, em São Paulo. Já o outro Projeto de Lei (7475/2014) estabelece a criação de campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no município de Serrinha (BA).

O deputado Lobbe Neto (SP) votou pela autorização da criação da Universidade Federal do Litoral Norte-SP (UFLN), com sede no município de Ubatuba, São Paulo.

Para ele, a criação da universidade no litoral norte de São Paulo é oportuna, capaz de democratizar o acesso à educação e incentivar o desenvolvimento e a integração regional. “O litoral norte apresenta elevado potencial para desenvolvimento de atividades econômicas nas áreas turísticas, ecológicas, culturais e de pesca”, destacou, enfatizando que a instituição poderá fortalecer as atividades.

O relator apresentou substitutivo aos Projetos de Lei 884/2011 e 1261/2011, apensado, definindo o município de Ubatuba como sede da UFLN. Inicialmente, os projetos apenas sugeriam a criação da universidade em Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela ou em Ubatuba.

Para Lobbe Neto,  a expectativa é de que a UFLN atenda habitantes dos municípios de Taubaté, Pindamonhangaba e Guaratinguetá, além de municípios do Rio de Janeiro que fazem divisa com São Paulo.

Por sua vez, o deputado Nilson Pinto (PA) votou pela instalação do campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no município de Serrinha, no Estado da Bahia. A região é localizada a 173 km de Salvador, com cerca de 83 mil habitantes, possui 282 indústrias e mais de 1.400 estabelecimentos comerciais. A economia local é concentrada na agropecuária, na qual se destaca a produção de manga, caju e cajá e os rebanhos ovinos e suínos, além da criação expressiva de galináceos.

“Certamente todas essas áreas, não somente em Serrinha, como também nas cidades próximas, serão estimuladas pelo aumento da oferta de profissionais com formação superior, o que se tornará possível com a implantação do campus naquele município”, defendeu.

(Sabrina Freire)

Compartilhe:
16 agosto, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *