Visibilidade
Comissão da Pessoa com Deficiência avalia criação do Dia Nacional das Pessoas Surdocegas
A pedido do deputado Eduardo Barbosa (MG), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência discutiu a criação do Dia Nacional das Pessoas Surdocegas, a ser celebrado em 18 de novembro. De acordo com o deputado, a demanda partiu da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).
“Criar esse dia no calendário de comemorações do Brasil dará visibilidade à questão do surdocego. É uma das deficiências que ficam ainda mais invisíveis”, afirmou. Ele relata que recentemente houve um avanço importante resultado da mobilização de organizações que trabalham com o tema, inclusive com referência internacional”, disse.
A proposta da reunião de audiência pública visa cumprir o Regimento da Câmara, que determina ao menos uma reunião com órgãos e instituições ligadas ao setor. Também é uma oportunidade de diálogo sobre as necessidades e demandas da área.
Barbosa propôs a realização de um seminário específico para tratar de questões que mais afligem os surdocegos e as famílias. A reunião de audiência pública seria feita em conjunto com comissões afins.
A educadora Social da Feneis em Minas Gerais e representante da Associação dos SurdoCegos, Lara Gontijo de Castro Freitas, falou sobre os inúmeros desafios e explicou que o dia 18 de novembro é a data de aniversário de Nice Tonhonzi de Saraiva, pioneira em criar salas para alunos surdocegos.
(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta