Integração
A pedido de Rocha, comissões vão debater criação do Grupo Parlamentar Brasil-Caribe Oriental
A perspectiva de se abrir uma nova frente de relações comerciais com os países que compõe o Caribe Oriental (Santa Lúcia, Antígua e Barbuda, Dominica, Grenada, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Grenadinas) incentivou o deputado Rocha (AC) a propor a realização de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), em conjunto com as comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA) e a Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (CPCMS).
O requerimento aprovado nesta quarta-feira (9) na CREDN propõe que, na reunião, seja debatido o PRC 129/2016, que cria o Grupo Parlamentar Brasil – Países da Organização dos Estados do Caribe Oriental (Oeco). O principal ponto do debate está na integração e aprimoramento das relações entre os países membros, especialmente o Legislativo.
A Oeco é uma organização regional intergovernamental dedicada à cooperação técnica e desenvolvimento sustentável, harmonização e integração econômica, à proteção dos direitos humanos e jurídico, bem como ao fomento da boa vizinhança com as ilhas Anguilla, Guadalupe, Ilhas Virgens Britânicas, Martinica e Monserrat.
“É um grupo de países pequenos que tem uma única representação do governo brasileiro, em Santa Lúcia, mas tem um interesse estratégico para a economia brasileira e também dos interesses do Brasil junto a outras organizações internacionais”, disse o parlamentar ao defender a aprovação do debate.
De acordo com Rocha, a Oeco representa um bloco de apoio diplomático importante para o Brasil. Seus seis países integram o bloco maior do Mercado Comum do Caribe (Caricom), num total de 13 Estados-Membros, que hoje detém 44% dos assentos da Organização dos Estados Americanos.
Os países da Oeco também integram o grupo dos Pequenos Estados-Ilhas em Desenvolvimento, hoje em número de quarenta em todo o mundo e detêm 20% dos votos da Assembleia-Geral das Nações Unidas, onde o Brasil pleiteia uma vaga permanente no Conselho de Segurança.
Serão convidados: Embaixador do Brasil e Castries (Santa Lúcia) Sérgio Couri; presidente da Federação das Indústrias do Acre, José Adriano Ribeiro da Silva; presidente da Federação das Indústrias do Amazonas, Antonio Carlos da Silva; presidente da Federação das Indústrias do Pará, José Conrado Azevedo Santos; presidente da Federação das Indústrias de Rondônia, Marcelo Thomé da Silva Almeida; presidente da Federação das Indústrias de Roraima, Rivaldo Fernandes Neves; e o presidente da Federação das Indústrias do Amapá, Jozi Araújo.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta