Sessão solene
Domingos Sávio defende tratamento digno aos animais e investimentos em centros de referência
O deputado Domingos Sávio (MG) defende investimentos em centros de referência de vigilância sanitária como forma de cuidado com a vida humano e, ao mesmo tempo, como proteção aos animais. O tucano participou nesta quinta-feira (3) de sessão solene da Câmara em homenagem aos protetores de animais do Brasil e a seus esforços para preservar e proteger a fauna brasileira.
O tucano exaltou o trabalho daqueles não medem esforços para salvar a vida de um animal e lamentou que muitas pessoas ainda coisifiquem os animais como se eles fossem objetos e disse que é preciso cuidar de todos os animais, não apenas os domésticos.
“Deixo meus parabéns a todos que já compreendem isso e me uno nessa causa extremamente humana, pois nossa condição nunca vai estar completa se não soubermos respeitar os animais. Animal tem direito a respeito e dignidade e serve para todos inclusive para os que estão na rua, abandonados”, afirmou.
O parlamentar lembrou que em sua gestão como prefeito de Divinópolis (MG), trabalhou no sentido de estabelecer centros de referência para os cuidados com os animais. “Devemos investir em centros de referência de vigilância sanitária que, além de ser uma preocupação o ser humano, é uma forma de defender os animais”, defendeu.
Para ele, é preciso se redefinir o conceito desses centros para que eles sejam também hospitais veterinários e cuidem dos animais. “Me uno a essa causa, que é uma paixão e, mais que isso, é minha profissão. Sou médico veterinário e me orgulho disso. Tenho nela uma forma de simbolizar sempre o meu carinho, respeito e gratidão aos animais”.
Domingos alertou que as pessoas precisam ter sempre a dimensão exata da relação humana com esses seres tão essenciais à vida e à história da humanidade. Na avaliação do deputado, o grande significado de uma homenagem como essa promovida pela Câmara é gerar a reflexão sobre o papel dos animais para o homem e fazer pensa-los enquanto seres vivos.
O tucano defendeu o PL 6799/2013, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que confere aos animais um novo regime jurídico, sui generis, que afasta o juízo legal de ‘coisificação’ dos animais, classificados como meros bens móveis, e prevê nova natureza jurídica, que reconhece direitos significativos.
“Temos grandes desafios para a fazer com que as pessoas compreendam que os animais não são coisas descartáveis, são seres que merecem respeito e atenção. Às vezes vemos as absurdas campanhas para sacrificar animais e pessoas achando que isso é normal. É inaceitável e criminoso”, criticou, reforçando a necessidade de investimento em centros de vigilância sanitária.
Durante a homenagem, deputados e convidados defenderam, entre outras coisas, a utilização de métodos de experimentação modernos no processo de aprendizado que não usem animais e não haja sofrimento.
“Proteção dos animais é a proteção de todos os animais. Não importa qual seja o animal em questão ou a espécie. O importante é a vida”, destacou a presidente Confederação Brasileira de Defesa Animal, Carolina Mourão, ao defender um marco legal para as atividades dos protetores dos animais.
(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta