Mercado global
A pedido de Pedro Vilela, Relações Exteriores realiza audiência para debater comércio internacional
Novos arranjos comerciais globais, tais como o Tratado Transpacífico (TPP) e o Acordo Transatlântico, serão tema de audiência pública que acontece nessa quarta-feira (12), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, presidida pelo PSDB. O autor do requerimento, deputado Pedro Vilela (AL), disse que a audiência é destinada à discussão sobre esses novos acordos firmados em âmbito global e a inserção do Brasil neste contexto. Segundo ele, o Mercosul vem perdendo importância diante dos novos arranjos globais e o Brasil precisa debater uma nova estratégia de reinserção no mercado global.
Foram convidados para o debate o diretor do Departamento de Negociações Comerciais Extrarregionais do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Ronaldo Costa Filho; o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Abrão Miguel Árabe Neto; e o diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Eduardo Abijaodi. A audiência pública está marcada para as 10h no Plenário 3.
(Da Agência Câmara/foto: Alexssandro Loyola)
Tendo em vista o desequlibrio na balança comercial entre o Brasil e a Nigéria, decidi representar o evento em anexo, que será realizado na Nigéria, em setembro de 2017, e considerando-se o potencial do mercado, país que conheço desde 1975, e no qual atuei localmente em 1984 e 1985, inclusive tendo articulado a missão do então presidente do Brasil em 1983, ao país, que culminou com o acordo de counter trade assinado em 1984,gostaria de informar-lhes, do assunto.
Acredito que junto as empresas industriais do Brasil, fabricantes de equipamentos agricolas e Entidades de Classe, as mesmas, debatam em breve o potencial do mercado, que já foi o nosso maior mercado de produtos manufaturados, na década de 1980 e estudem uma participação, com um pavilhão do Brasil.
Atualmente a Nigéria, possui quase 200 milhões de habitantes, com uma produção de petróleo de 2 milhões de barris dia, e conseguiu nos últimos dez anos ter um superávit de USD 60 bilhões de dólares, e poderá ser em breve, o maior mercado para produtos manufaturados do Brasil.
Roberto Arruda Nóbrega
Diretor Executivo do projeto Exporta Brasil – http://www.exportabrasil.tv
Membro da Federação das Cãmaras de Comércio Exterior desde 1982 – http://www.fcce.org.br
Ex presidente da Câmara de Comércio Brasil India – 1987 a 2002
Ex diretor da COBEC Nigéria – 1984/85
24 22913621
21 974690519