LDO 2018
Pedro Cunha Lima propõe que saldo do “Cotão” parlamentar seja aplicado na reforma de escolas
O deputado Pedro Cunha Lima (PB) apresentou emendas de inclusão de metas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2018 voltadas a melhoria da educação e da segurança pública na Paraíba. Entre as propostas apresentadas está a utilização da economia feita pelos parlamentares com o “Cotão” em reforma de escolas.
O tucano é um dos parlamentares que não utiliza toda a verba indenizatória. Ele reduziu despesas e número de funcionários em seu gabinete. Pedro explicou que a economia feita por cada deputado em um mês passa para o mês subsequente, mas não passa de um exercício financeiro para o outro. Ele sugere que o valor seja investido em educação, na reforma de escolas.
Ainda nas emendas com foco na educação, o deputado Pedro Cunha Lima solicitou a inclusão de 150 creches nas metas e diretrizes da LDO 2018 para atender as crianças paraibanas de 0 a 5 anos, oferecendo assim uma educação de qualidade desde as séries iniciais.
Para se ter uma ideia da gravidade da situação na Paraíba, de acordo com o deputado, a última pesquisa do Pnad 2015, divulgada pelo IBGE, mostrou que cerca de 174 mil crianças de até 4 anos não frequentam creche ou escola no Estado. Esse número representa 75,9% do total de crianças que estão na fase inicial da primeira infância e residem na Paraíba.
Também foi solicitado pelo deputado paraibano o apoio ao transporte escolar para educação básica dentro do programa Caminhos da Escola com a garantia da aquisição de 250 ônibus escolares.
Na área da segurança pública o deputado apresentou emenda voltada a estruturação, reaparelhamento, modernização organizacional e tecnológica das instituições de segurança pública da região metropolitana de Campina Grande.
O prazo para apresentação de emendas acabou na noite de quarta-feira (5). Os números preliminares, divulgados pela Comissão Mista de Orçamento, apontam que foram apresentadas 1.751 emendas ao texto da proposta e 847 ao anexo de metas e prioridades.
(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta