Possibilidades de aprendizagem
Seminário sobre Ciência e Educação será realizado a pedido de parlamentares do PSDB
A Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (28) pedido para realização de seminário com o tema “Ciência para Educação”. A iniciativa é do presidente do colegiado, deputado Caio Narcio (MG), e da deputada Mara Gabrilli (SP). A intenção é debater a integração da ciência e da educação no Brasil, de maneira que os trabalhos realizados por laboratórios e pesquisadores do país, de qualquer especialidade, possam estar alinhados à produtividade na sala de aula.
Em justificativa, os tucanos afirmam que é importante discutir as aplicações práticas que pesquisas científicas vêm desenvolvendo no sentido de possibilitar ou promover oportunidades de aprendizagem para todo ser humano, inclusive, para pessoas com deficiência visual, motora, auditiva, assim como para pessoas com déficit de atenção e com altas habilidades.
De acordo com os parlamentares, no seminário devem ser discutidos os avanços na fundamentação cientifica do desenvolvimento de pensamento e expressão, sentimentos e atitudes que englobam as competências lógicas, emocionais, afetivas e sociais que promovem a tolerância, a solidariedade, empatia, gratidão e bem-estar.
Foram convidados: o engenheiro químico formado pela UFPE Mozart Neves Ramos; o psicólogo pela PUC-Campinas Ricardo Primi; o fundador e coordenador geral da Rede Nacional Ciência Para a Educação (Rede CpE), Roberto Lent; o presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps; o presidente do BNDES; e o presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves.
(Sabrina Freire/ Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta