Sinal de recuperação
Deputados destacam abertura de mais de 34 mil vagas de emprego com carteira assinada em maio
Deputados do PSDB comemoram o segundo resultado positivo seguido do ano de criação de empregos com carteira assinada. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nessa terça-feira (20) pelo Ministério do Trabalho, em maio foram abertas 34.253 vagas de trabalho formal, o melhor saldo do período desde 2014. Em abril, já haviam sido criados mais de 59 mil postos.
“Depois da redução da inflação, essa é uma das primeiras notícias favoráveis e boas para a economia brasileira. Isso é realmente muito auspicioso, mas ainda distante da recuperação que precisamos”, afirmou o deputado Luiz Carlos Hauly (PR).
Segundo o tucano, um dos protagonistas na recuperação gradual do emprego é o agronegócio, que também contribuiu para o crescimento do PIB e das exportações. “O setor agropecuário tem dado uma contribuição inestimável ao Brasil desde sempre. Mesmo na crise, ele tem mantido uma performance robusta, tanto que aumentou a produção agrícola de forma extraordinária”, ressaltou.
A agricultura conseguiu gerar sozinha 46 mil novos empregos no mês passado. Em destaque também houve um bom desemprenho no setor de serviços, da indústria de transformação e da administração pública, com a criação de 1.989, 1.433 e 955 vagas, respectivamente. Por outro lado, o comércio, a construção civil e a indústria extrativa mineral estiveram em baixa.
O deputado Silvio Torres (SP) afirmou que os resultados são otimistas e que cada vez mais a retomada dos empregos consegue mudar a realidade para muitos brasileiros. Segundo o deputado Vanderlei Macris (SP), o número de desempregados no país ainda é grande, mas é empolgante ver que a cada vaga aberta um trabalhador retorna ao mercado. “Estou confiante de que vamos avançar cada vez mais e mudar essa situação do nosso país”, disse em seu perfil no Facebook.
(Reportagem: Sabrina Freire, com Agência PSDB/ foto: Frederico Haikal)
Deixe uma resposta