Dia Mundial


No Dia do Meio Ambiente, parlamentares ressaltam papel vital de atitudes sustentáveis 

Arte-Meio-Ambiente-VIINesta segunda-feira (5) é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ONU escolheu para este ano o tema “Conectando as pessoas à natureza”,  que tem como objetivo enfatizar os benefícios para a saúde física e mental de estar em meio à natureza, além de lembrar que o planeta é a “casa” de todos. Parlamentares do PSDB destacam a passagem da data e chamam a atenção para a necessidade de se pensar e agir em defesa da sustentabilidade, com atitudes como consumo consciente e uso racional dos recursos naturais.

“De um lado, é inegável que a causa ambiental foi abraçada pela sociedade, sobretudo quanto à proteção dos biomas e da biodiversidade, às atividades econômicas sustentáveis e ao consumo consciente. De outro, há retrocessos na governança, cujo pior exemplo é a política retrógrada de Trump. Mas sou otimista. Trump passará, mas o engajamento das pessoas fica. Isso é o que importa para o futuro”, disse o líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), que tem uma histórica atuação em prol do meio ambiente. Na semana passada, o presidente dos EUA anunciou a retirada do país do Acordo de Paris sobre o Clima, compromisso assinado e firmado por 195 nações em 2015 e que traça metas para conter o aquecimento global.

AQUECIMENTO GLOBAL

A data reflexiva e de conscientização coincide com a divulgação de estudo que mostra efeitos desastrosos para o Brasil por causa do aquecimento global, ligado diretamente à ação humana. O aumento da temperatura vai afetar as cidades da costa brasileira, causando desde enchentes, deslizamentos e outros desastres naturais até a destruição de ecossistemas e prejuízos na economia.

Play

As conclusões são do relatório “Impacto, vulnerabilidade e adaptação das cidades costeiras brasileiras às mudanças climáticas” lançado nesta segunda-feira. O documento é resultado de uma extensa revisão e análise de publicações científicas, que permitiram traçar o sombrio cenário para as cidades da costa do Brasil. Dezoito das 42 regiões metropolitanas brasileiras estão nessa região ou são influenciadas por ela.

O deputado Vanderlei Macris (SP) destaca que o meio ambiente é a fonte de todas as riquezas, e o homem precisa e deve saber explorar para que não acabe. “Nosso país precisa e dever refletir melhor sobre nosso patrimônio ambiental, preservar o que temos, atuar de forma dura do ponto de vista legal quanto a degradação ambiental e se preparar para sermos o país do futuro na luta pelo meio ambiente. Temos muita coisa ainda a fazer”, alertou.

Para o tucano, é importante aperfeiçoar leis, cumpri-las e também trabalhar cada vez mais a questão da conscientização. Como alerta, não cuidar do meio ambiente significa colocar em risco o futuro da própria humanidade. “Os países que degradam o meio ambiente e não buscam o uso de tecnologias de preservação e sustentabilidade terão cada vez menos espaço no comércio mundial, pois as pessoas vão se conscientizando cada vez mais de que a sustentabilidade é o caminho que devemos adotar”, completou nesta segunda-feira (5).

Segundo o deputado Miguel Haddad (SP), o momento é de reflexão. “Mais do que nunca, devemos permanecer vigilantes e fazer a nossa parte para conter o aquecimento global”. Ao defender políticas sustentáveis, Haddad ressalta que não é possível, em pleno século XXI, que um representante governe pensando exclusivamente em avanços econômicos.

O tucano lamentou a decisão do presidente dos EUA anunciada semana passada. “Essa atitude nos preocupa, sobretudo porque é um tema que impacta todo o mundo. É preciso entender que vivemos no mesmo planeta e que as decisões tomadas por cada um influenciam diretamente a vida de todos. Quanto maior o poder de decisão, mais as pessoas precisam compreender essa dinâmica”, apontou em seu perfil no Facebook. Vários outros parlamentares do partido também usaram as redes sociais para se manifestar. 

Já o deputado Arthur Virgílio Bisneto (AM) destacou que, se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo de vida humana, comprometendo, inclusive, a sobrevivência. O parlamentar acredita que um trabalho em conjunto com a população e seus representantes precisa ser feito. Ela chama atenção para a necessidade de conscientização sobre o descarte correto do lixo, os sistemas de reciclagem, o desmatamento e a proibição da comercialização de espécies em extinção. “Evitando tais atitudes e levando em consideração tais fatores, juntos poderemos proteger nosso estado, país e futuro”, declarou.

O deputado Giuseppe Vecci (GO), por sua vez, afirmou que a passagem da data é importante para reiterar o compromisso com o planeta. “Devemos estimular atitudes individuais e coletivas voltadas à preservação ambiental, pois só assim iremos garantir a sobrevivência das futuras gerações”, apontou.  A deputada Sheridan (RR) ressaltou que a data tem o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos da negligência no cuidado com o meio ambiente. “Preserve! Nossas pequenas atitudes são capazes de mudar o mundo”, defendeu. Na mesma linha da proteção ambiental, Elizeu Dionizio (MS) chamou atenção para o cuidado necessário hoje para garantir a sobrevivência das futuras gerações. 

AGENDA
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara promove a “Semana do Meio Ambiente 2017”, cuja programação abrange diversos eventos em parceira com Frentes Parlamentares, com a Ecocâmara e com a Consultoria Legislativa. O objetivo é fomentar o debate, aprimorar políticas públicas e incentivar a participação social na preservação ambiental e no debate político. A programação completa está acessível na página da CMADS.

Já a ONU Meio Ambiente realiza de 4 a 11 de junho eventos nacionais para incentivar a conexão das pessoas com a natureza e incentivar sua proteção. Impulsionando estilos de vida sustentáveis, a campanha realiza mais de 1 mil atividades mundiais. Nesta terça-feira (6), por exemplo o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, recebe o simpósio “Ecos da Rio-92: 25 anos depois”. Cristo Redentor, Museu do Amanhã, Ponte Estaiada, Viaduto do Chá, Prefeitura de São Paulo, entre outros importantes monumentos brasileiros, serão iluminados em verde durante a semana para celebração da data.

(Reportagem: Djan Moreno/Texto atualizado às 15:52/Imagens: Alaor Filho e MIT/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
5 junho, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *