Solidariedade
Deputados se mobilizam para articular apoio e ajudar vítimas das enchentes no Nordeste
Solidários, deputados do PSDB estão promovendo campanhas de mobilização para ajudar as pessoas que perderam seus bens após as fortes chuvas que atingiram Pernambuco e Alagoas nos últimos dias. Sensíveis aos impactos sociais e econômicos, os parlamentares também estão fazendo contato direto com autoridades estaduais e federais em busca de recursos e ações para ajudar os atingidos e promover a reconstrução dos locais afetados pelos temporais.
O deputado Guilherme Coelho (PE) afirmou nesta segunda-feira (29) que as chuvas dos últimos dias ultrapassaram qualquer prognóstico, causando problemas a muitos municípios em virtude da intensidade e curto espaço de tempo. O tucano lamentou os prejuízos decorrentes das enchentes, inclusive com a morte de pessoas, e prestou solidariedade aos municípios atingidos. Para ele, fica evidente a importância de obras hídricas, de escoamento e de saneamento a serem realizadas e concluídas na região.
O parlamentar elogiou a rapidez com que o presidente Temer e os governadores buscaram encontrar meios de ajudar as cidades e famílias atingidas. “Não houve perda de tempo e todos os esforços estão sendo feitos para minimizar esses problemas causados pela enchente”, destacou. Para ele, este é o momento de não medir esforços e de se aplicar os recursos da Defesa Civil para que possa ser dado conforto às famílias, se ajude a recuperar o que foi perdido e se atue para evitar novas tragédias.
ARTICULAÇÃO
Para minimizar os problemas, o ministro das Cidades, deputado federal licenciado Bruno Araújo (PE), está desde o sábado (27) em contato direto com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. A pasta é a responsável por ações de Defesa Civil. Barbalho colocou a equipe à disposição do governo estadual para ações emergenciais. Durante conversa com o governador do estado, Paulo Câmara, no domingo (28), Araújo ajustou a definição de obras e ações emergenciais nas áreas atingidas a serem executadas. “Num momento como esse é fundamental unir esforços para diminuir o sofrimento da população”, destacou.
O presidente Michel Temer prestou solidariedade aos moradores de Alagoas e Pernambuco durante visita aos dois estados no domingo e anunciou a liberação de recursos para reconstrução de infraestrutura. Em Maceió, Temer se reuniu com o governador de Alagoas, Renan Filho, e com o prefeito da capital, Rui Palmeira (PSDB). Deputado federal licenciado, o ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy (BA), integrou a comitiva.
Segundo informações do governo local, mais de mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Foram registradas quatro mortes e algumas pessoas estão desaparecidas. Agentes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, já estão em Maceió reunidos com equipes técnicas locais, que trabalham para restabelecer a normalidade na cidade. A iniciativa federal conta com o apoio de 100 homens do Exército Brasileiro e 10 caminhões da frota militar. Toda a operação será custeada com recursos da Sedec. O valor de investimento será definido após as equipes finalizarem o levantamento dos danos.
O deputado Pedro Vilela (AL) está acompanhando de perto a situação das cidades atingidas em Alagoas. “Tenho conversado constantemente com a Defesa Civil, o governo do estado, os prefeitos e ministros. De fato, o momento é de muito trabalho para que possamos amparar as famílias que foram atingidas e para planejar a reconstrução do que a água levou”, destacou.
Vilela também reforçou que o momento é de solidariedade. “Tem muita gente precisando de muita coisa. Se você puder ajudar procure um ponto de apoio. Roupas alimentos, agasalhos, tudo é muito bem-vindo nesse momento”, pediu o deputado em vídeo postado em seu perfil no Facebook. A partir desta terça-feira, Vilela estará em Brasília cobrando empenho do governo federal na ajuda às vítimas.
Após visitar Alagoas, o presidente Temer seguiu para Recife (PE). Depois do encontro com o governador e secretários, ele reforçou a importância e urgência das ações para reconstruir as áreas afetadas pelas chuvas. Além de anunciar apoio federal ao governo de Pernambuco, o presidente também sinalizou a abertura de linha de crédito de R$ 600 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os recursos seriam utilizados para promover obras de prevenção de enchentes.
Na ocasião, o governador Paulo Câmara apresentou um balanço da situação que atinge 15 municípios e uma população de quase 800 mil pessoas. São cerca de 35 mil desalojados e desabrigados, 14 escolas sem condições de funcionar, um hospital interditado e um município totalmente isolado. Segundo os dados apresentados, dois municípios estão sem fornecimento de energia e 16 estão sem abastecimento de água. O governador solicitou ajuda humanitária. Colchões, cestas básicas, maquinário para limpeza e combustíveis foram alguns dos itens colocados como prioritários.
O deputado Betinho Gomes (PE) também lamentou o estrago causado pelas chuvas e entrou em contato com autoridades federais pedindo apoio para Pernambuco. Em seu perfil na mesma rede social, prestou solidariedade às famílias desabrigadas e aos municípios atingidos e alertou para a importância de os moradores acionarem a Defesa Civil em caso de necessidade. O tucano também chamou a atenção para a união de esforços para ajudar os desabrigados. “O Governo de Pernambuco decretou estado de emergência em vários municípios. Todos estão precisando de muita ajuda! Vamos nos unir?!”, conclamou o tucano.
Confira alguns pontos de arrecadação:
Pernambuco
– Posto Shell On Time – Av. Conselheiro Rosa e Silva, 2000 – Rosarinho
– Florense – Av. Eng. Domingos Ferreira, 4180 – Boa Viagem
– Loja A3 Design – Av. Cons. Aguiar, 1576 – Boa Viagem
– Porto Social – Rua Marquês de Amorim, 356 b, Ilha do Leite.
Alagoas
– Abassa de Angola Oya Igbale Casa de Resistência, atrás do Terminal do Eustáquio Gomes, quadra K número 53, Cidade Universitária;
– Escola Eduardo Almeida, R. São Pedro, Garça Torta;
– Instituto Quintal Cultural, na Rua Sol Nascente, no Bom Parto:
– CEPA Quilombo, na Rua Santa Luzia, no Jacintinho;
– Grupo Geração do Bem (82) 99127-1733 e 98889-5831;
– Igreja dos Capuchinhos, no Farol;
– Secretaria de Estado de Assistência Social, na Avenida Comendador Leão, número 555, Poço;
– Cruz Vermelha, Avenida Comendador Gustavo Paiva, 2889;
– SAC do Maceió Shopping, em Mangabeiras;
– Em Marechal Deodoro
, no pátio da Escola Governador Luiz Cavalcante.
(reportagem: Djan Moreno/fotos: Alan Santos/PR/Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta