Unidades de assistência


Shéridan tem parecer aprovado a favor de PL que visa criar centros exclusivos à saúde da mulher

33819334732_499a632f3c_kA Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou nesta quarta-feira (24) parecer da deputada Shéridan (RR) a favor de Projeto de Lei (5328/2016) que trata da criação de unidades exclusivas de assistência à saúde da mulher.

A tucana, que preside o colegiado, destacou a necessidade da implantação de centros de saúde, na proporção de 1 para cada 50 mil habitantes, para dar mais orientações e atenção às mulheres.

Shéridan afirma que o Sistema Único de Saúde não consegue cumprir plenamente o que determina a Constituição Federal. “Ações de saúde devem estar disponíveis para todo brasileiro, de qualquer faixa etária. Acreditamos que a proposta, por se preocupar com a melhora das condições de saúde das mulheres, e, por consequência, beneficiar também os filhos e demais conviventes, merece ser aprovada”, ressalta.

A parlamentar destacou que é evidente a dificuldade das mulheres em obter assistência quanto ao planejamento familiar, tanto na contracepção quanto à reprodução assistida. “Orientações essenciais como técnicas de amamentação, intervalos entre as gestações, acesso a recurso de diversas naturezas e até mesmo suporte psicológico poderiam se tornar mais acessíveis para a mulher e seus familiares”, defende ao se referir à necessidade da criação de centros exclusivos.

O PL, de autoria de Carlos Henrique Gaguim (PTN/TO), segue para análise das Comissões de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
24 maio, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *