Desenvolvimento


Papa apresenta proposta de trem turístico ligando litoral Sul ao Vale do Ribeira

papaA implementação de um trem turístico ligando os municípios do Litoral Sul e parte do Vale do Ribeira foi debatida em assembleia extraordinária do Codivar – Conselho de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul – nesta segunda (15), na Prefeitura de Peruíbe. A proposta, apresentada pelo deputado João Paulo Papa (SP), foi analisada pelos prefeitos de Itanhaém – que preside o Codivar – Marco Aurélio; Peruíbe, Luiz Maurício; Itariri, Dinamérico Gonçalves; Pedro de Toledo, Eleazar Muniz; o vice-prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça, vereadores e secretários das cidades.

“Todos estão animados com essa possibilidade. A ferrovia passa por áreas nobres nestas cidades e são várias as perspectivas e oportunidades. Entre elas, a integração via ferrovia para transporte de passageiros e turistas”, destacou Papa. Ele lembrou que a ideia surgiu em uma reunião com vereadores de Pedro de Toledo e Itariri e contou com o entusiasmo dos prefeitos. Agora, será formado um Grupo Técnico no âmbito do Codivar, com representantes dos cinco municípios, para tratar exclusivamente do tema.

De acordo com o deputado, o momento é propício para se intensificar a discussão, devida a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Medida Provisória 752/2016, que trata da prorrogação e relicitação dos contratos de concessão federal. A nova lei abre a possibilidade de o órgão concedente promover alterações nos contratos firmados a fim de solucionar questões operacionais e logísticas além de, especificamente na área ferroviária, desmembrar parte do domínio para que entes federados – como prefeituras – possam implantar o transporte ferroviário de passageiros.

“Surge aí uma boa perspectiva de se para aproveitar não só a vontade dos prefeitos de se desenvolver as cidades no aspecto turístico mas, também, as oportunidades que a nova legislação oferece. A ferrovia está desativada atualmente, porém, no futuro, poderá ser utilizada para várias modalidades, entre elas o transporte de passageiros e turistas”, comentou o parlamentar. 

PARCERIAS

Também presente à reunião, Carlos Alberto Rollo, diretor regional da Associação Brasileira de Preservação ferroviária (ABPF), ressaltou que apoia “totalmente” o projeto. A entidade possui grande expertise na implantação de projetos semelhantes em todo o País, como no município de Guararema e Jaguariúna, interior de São Paulo. O diretor ressaltou que possui veículos como Maria Fumaças que podem ser cedidos para o uso na futura linha turística, além de poder colaborar com a elaboração de projetos. “Esta região possui uma ligação histórica com os trens, pois muitos municípios surgiram por conta da Estrada de Ferro Sorocabana e das estações construídas no início do século passado”, recordou Rollo.

O deputado Papa também buscará apoios para que o projeto possa ser implantado. “Vamos convidar o Governo de São Paulo para participar das discussões. Em Brasília, farei contatos com o DNIT e a ANTT, além de acionar a empresa que hoje detém a concessão da ferrovia. Será preciso ajustes e reformas. Ainda há muito por fazer, mas hoje demos um primeiro passo para realizar esse sonho. Agradeço aos prefeitos por toda a dedicação”, finalizou o parlamentar.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
16 maio, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *