Depressão pós-parto
Geraldo Resende apresenta parecer favorável a acompanhamento psicológico a grávidas
Foi aprovado nesta quarta-feira (3) na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados o parecer favorável de autoria do deputado Geraldo Resende (MS) ao Projeto de Lei (PL) 702/15 de autoria do deputado Célio Silveira (GO). O PL prevê avaliação psicológica de grávidas e puérperas para o acompanhamento de mulheres que podem vir a desenvolver depressão pós-parto.
A proposição orienta que as grávidas que apresentem indícios de futura depressão pós-parto sejam encaminhadas para aconselhamentos e terapias. As mulheres que acabaram de ter seus filhos também passarão por avaliação e, se demonstrarem estar com depressão, também serão encaminhadas para terapias.
Cerca de 26,3% das mulheres podem apresentar depressão pós-parto. A doença pode colocar em risco o bebê, a família e a própria mãe, pois há casos de suicídio. O diagnóstico tardio pode influenciar negativamente o desenvolvimento neurológico da criança. Alcoolismo, problemas com sono e distúrbios de humor podem aumentar as chances do desenvolvimento deste tipo de depressão.
Para Geraldo Resende, “o acompanhamento psicológico de grávidas e mães auxiliam quando a mulher desenvolve a depressão pós-parto, segundo pesquisas. O projeto de lei também pode possibilitar um efetivo rastreamento de mães com este diagnóstico, no Sistema Único de Saúde com o objetivo de proteger a mãe e a criança ”, afirmou.
Segundo psicólogos, muitas mulheres que sofreram deste mal buscaram esconder os sintomas e se sentiram culpadas. O projeto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. “A saúde integral da mulher e, principalmente em um momento tão especial é uma prioridade, por este motivo apresentei parecer favorável”, finalizou Resende.
(Da assessoria do deputado)
Deixe uma resposta