Participe!


Por sugestão de Papa, Câmara debate Cidades Inteligentes e a Política Nacional de Internet das Coisas

papaA Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), promove nesta quarta-feira (26) Reunião de Trabalho que analisará o Projeto de Lei 4.847/2016. Ele institui parceria público-privada (PPP) para o desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação para emprego em segurança pública e cidades inteligentes. Papa é o relator do projeto no colegiado.

“O objetivo é debater e promover avanços a respeito da Política Nacional de Internet das Coisas, que está prestes a ser lançada pelo Governo, e como as cidades brasileiras poderão obter recursos para utilizar o IoT no processo de transformação em smart cities”, detalhou o parlamentar. “Aqui no Brasil, há estudos avançados dada a iminência do lançamento da Política de IoT, mas precisamos esclarecer como isso será feito, o suporte técnico que será ofertado às prefeituras e de que forma as linhas de financiamento serão disponibilizadas”, continuou.

“São temas do momento. Devemos usar toda a tecnologia que existe em favor do desenvolvimento dos municípios, mas isso também tem que ser revertido em melhora na qualidade de vida e no avanço em políticas públicas voltadas ao planejamento urbano”, frisou o deputado, lembrando que existem exemplos mundo afora da aplicação do conceito de cidade inteligente como em Songdo, na Coréia do Sul, e Copenhague, na Dinamarca.

 INTERATIVIDADE

Esta audiência contará com um recurso tecnológico que permitirá a interatividade da população de todo o País que  acompanhará a audiência. Trata-se da plataforma e-democracia – uma iniciativa da Câmara dos Deputados que visa ampliar a participação social no processo legislativo e aproximar cidadãos e seus representantes por meio da interação digital. Por meio dela, será possível encaminhar questionamentos em tempo real para os participantes do encontro, além de sugestões para o projeto. Já é possível acessar a sala do e-democracia para deixar sua contribuição. Basta acessar o link:  https://edemocracia.camara.leg.br/audiencias/sala/181

Entenda o que é: 

Internet das Coisas (IoT)

Internet das Coisas (ou, em Inglês, Internet of Things – IoT) é o nome dado para denominar a conexão via internet entre dispositivos cotidianos, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, e até mesmo entre máquinas industriais. No futuro, todos os objetos estarão conectados e comunicando-se de forma inteligente. 

Cidades Inteligentes e Humanas

O conceito defendido pela Rede Brasileira é: “As Cidades Inteligentes e Humanas são aquelas que se dotam de uma infraestrutura tecnológica interoperável, necessária para conectar todos os hardwares, softwares e aplicações existentes ou que venham a existir, de uma maneira que se transformem em uma plataforma que funcione como um nó que conecte todas as demais plataformas, permitindo à cidade que integre todos os dados e informações gerados, para ter um sistema de informações gerenciais aberto e transparente, de uma maneira que a tecnologia sirva de apoio à melhora da qualidade de vida das pessoas, sempre com sua participação em um processo co-criativo com o poder público”.

Serviço

Reunião de Trabalho – PPPs e Financiamento para Internet das Coisas e Cidades Inteligentes e Humanas

Quarta-feira, 26 de abril

11 horas

Plenário 16 da Câmara dos Deputados

 

Participantes:

  • Américo Tristão – Diretor do Departamento de Inclusão Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
  • Carlos Afonso Coelho – Coordenador Geral de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública
  • André Gomyde – presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas
  • Flávia Campos Kichinger – chefe do Departaemtno na Área de Indústria e Serviços do BNDES
  • Frederico Santos Pedroza Ferreira Valente – assessor da Área de Desestatização do BNDES

(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
25 abril, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *