Relações exteriores
Partido chinês vai à Comissão de Relações Exteriores e busca fortalecimento do diálogo com PSDB
O Comitê Central do Partido Comunista Chinês quer fortalecer o diálogo político com o PSDB e convidou os seus membros para realizarem visita oficial àquele país com o objetivo de aprofundarem a discussão em torno das agendas bilateral, regional e multilateral. O tema foi tratado na segunda-feira (24) pela presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Bruna Furlan (SP), e com a vice-diretora para a América Latina e o Caribe do Departamento Internacional do PC Chinês, Fu Jie.
A deputada participou em agosto de 2016 de missão de jovens políticos à China. “É exemplar o trabalho que a China realiza com as lideranças políticas jovens do país. Eles são envolvidos nos grandes debates e projetos e têm cada vez mais influência nas decisões políticas chinesas”, afirmou.
Fu Jie explicou que o Partido Comunista Chinês “enxerga no PSDB um partido político moderno e renovado, que abre espaço para os jovens e estimula a participação deles nos debates acerca dos grandes temas brasileiros e mundiais”. De acordo com a dirigente chinesa, “a visita que estamos programando para o segundo semestre pretende contribuir para a ampliação e fortalecimento das relações entre os dois países”.
No encontro, foram tratados ainda temas como a importância e prioridade dos BRICS para o Brasil. Bruna Furlan reiterou que “as relações do Brasil com Rússia, Índia, China e África do Sul, são prioritárias para a nossa política exterior e no âmbito da CREDN terão cada vez mais importância”.
“Os BRICS são parceiros estratégicos que requerem esforços em várias frentes e áreas, incluindo comércio internacional, ciência, tecnologia e inovações e educação. Por sua importância geopolítica internacional, a parceria com a China, especificamente, é essencial para o Brasil”, destacou Pedro Vilela (AL), ex-presidente da CREDN e presente na reunião.
Também participaram do encontro, Wang Hongtao, Primeiro-Secretário da Direção de Pesquisa do Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh, Liu Xing, Segunda-Secretária, Augusto Wang, Terceiro-Secretário, e Vítor Wang, Adido Civil do Setor Político da Embaixada da China, representante do Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh no Brasil
(Da assessoria da CREDN/Foto: Benjamin Sepulveda)
Deixe uma resposta