Diplomacia
Brasil e Argentina fortalecerão relações políticas por meio de grupos parlamentares
Parlamentares do Brasil e da Argentina fortalecerão as relações políticas bilaterais por meio da reativação dos respectivos grupos parlamentares de amizade. Foi o que decidiram na semana passada a deputada Bruna Furlan (SP) e o embaixador argentino no Brasil, Carlos Mangariños. Os dois trataram de temas da agenda bilateral e coincidiram quanto à importância de reativar o diálogo no nível parlamentar.
Além disso, a presidente da CREDN destacou a importância dos respectivos legislativos em dar continuidade à agenda política, econômica e social, definida pelos presidentes Mauricio Macri e Michel Temer, que se encontraram em março em Brasília. Bruna Furlan mostrou-se interessada em reunir-se com o também deputado Daniel Lipovetzky, que preside o Grupo Parlamentar de Amizade Argentina – Brasil, e de discutir de forma mais substantiva como os parlamentares podem contribuir com o fortalecimento do MERCOSUL.
Carlos Mangariños recordou os 30 anos do diálogo Brasil – Argentina, que sedimentou o processo de integração, que culminou com o Tratado de Assunção, primeiro passo para a criação do bloco. “Muitos afirmam que o MERCOSUL fracassou. Não acredito nisso. Muitas coisas boas aconteceram e muitos problemas podem ser corrigidos por meio da cooperação mútua”, afirmou o embaixador.
Na avaliação da deputada, “as relações com a Argentina são essenciais para o Brasil e para o futuro tanto do MERCOSUL como de todo o processo de integração regional. Seguramente, vamos reativar o grupo e coordenar as ações para que o relacionamento seja cada vez mais intenso”, assegurou.
A Embaixada da Argentina e a CREDN também irão promover eventos sobre temas bilaterais, regionais e multilaterais ao longo de 2017, inclusive envolvendo a academia, think tanks e o setor privado. Para Carlos Mangariños, “vamos trabalhar para gerar ainda mais confiança entre os legislativos, confiança que entre os governos já está consolidada”, afirmou.
Também participaram do encontro os deputados Rubens Bueno (PPS-PR), Nelson Marquezelli (PTB-SP) e José Olímpio (DEM-SP).
(Da assessoria da CREDN/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta