Causa nobre
Comissão de Relações Exteriores prestigia lançamento da ação contra o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes
A Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Contrabando de Migrantes, lançada nessa quarta-feira (19) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), foi prestigiada pela presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Bruna Furlan (SP). A tucana presidiu, em 2016, a Comissão Especial da nova Lei de Migração, aprovada em definitivo pelo Senado Federal na terça-feira (18).
A deputada fez questão de destacar a relevância da iniciativa, que conta também com o apoio da União Europeia e será implementada até 2019. “Estamos vivendo uma onda de criminalização das migrações e retorno à escravidão com a comercialização de seres humanos em feiras. Pessoas vulneráveis que fogem de conflitos e guerras estão sendo usadas como mercadoria e precisamos pôr um freio nisso”, explicou.
Ela elogiou a iniciativa das Nações Unidas de lançar o GloAct, resposta da comunidade internacional ao tráfico de pessoas e ao contrabando de migrantes, e que deverá ser implementado em 13 países estrategicamente selecionados da África, Ásia, Leste Europeu e América Latina. “Projetos como este precisam de todo o nosso apoio e suporte, principalmente por estar focado na assistência às autoridades governamentais, organizações da sociedade civil, vítimas de tráfico e migrantes”, explicou.
Na oportunidade, Bruna Furlan reforçou o diálogo por mais cooperação neste campo com o Embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, que também elogiou a aprovação final da Lei de Migração brasileira.
(Da assessoria da CREDN/foto: Benjamim Sepulveda)
Deixe uma resposta