Reconhecimento
Líder defende preservação dos indígenas e destaca valores cultivados por esses povos
O líder do PSDB na Câmara, deputado Ricardo Tripoli (SP), participou nesta quarta-feira (19) de sessão solene em homenagem aos 50 anos da Funai e em comemoração ao Dia do Índio. O tucano defendeu a preservação dos povos indígenas e reconheceu os valores cultivados por eles.
“Não podemos acabar com a etnia dos índios. Se ainda existe um volume maior de terras indígenas do que de terras agricultáveis, nós temos que aplaudir, pois se ainda há chuva para regar as plantações é porque os índios preservam suas florestas”, destacou o deputado.
Tripoli relatou experiência que teve ao lado de seu filho, quando passaram uma semana hospedados em uma tribo indígena. “Percebi ali o quanto regredimos socialmente perante os povos indígenas, apesar de termos avançado tecnologicamente”, afirmou, ao lembrar o exemplo de um pai indígena que lhe contou que nunca havia ensinado o filho a pescar porque ele ainda não tinha pedido por isso. “É uma demonstração de apreço e respeito do índio pelas crianças”, afirmou.
O tucano ainda defendeu, ainda, a preservação das últimas quatro comunidades indígenas existentes na capital paulista e disse que todos os brasileiros têm uma dívida histórica com os povos indígenas, que eram os verdadeiros donos das terras no país, antes da chegada dos colonizadores.
Durante a sessão, realizada no plenário da Câmara, o presidente da Funai, Antonio Fernandes Toninho Costa, fez um apelo para que a Câmara tenha sensibilidade com as causas indígenas. Ele cobrou a análise e votação de projetos a favor dos povos indígenas e que estão com a tramitação travada há anos. “Peço a efetiva implementação de políticas públicas que visem a preservação dos nossos povos indígenas”.
O secretário Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o tucano Juvenal Araújo Junior, defendeu a promoção políticas que visem a inclusão de populações indígenas, visando garantir os direitos fundamentais. “Precisamos ouvir as suas demandas. Os índios devem ter seus direitos assegurados e o reconhecimento de que a terra onde vivem é deles por direito”, defendeu. Juvenal ressaltou, ainda, a importância de respeitar seus modos de vida, saberes, cultura e patrimônios. “Conclamamos a união de forças no sentido de combater preconceitos e lutar por um país mais justo e igualitário”, apontou.
A atual população indígena brasileira, segundo dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, é de 896,9 mil indígenas. De acordo com a pesquisa, foram identificadas 305 etnias, das quais a maior é a Tikúna, com 6,8% da população indígena.
(Reportagem: Djan Moreno/foto: Billy Boss/Agência Câmara)
Deixe uma resposta