Destaque
Bruna Furlan assume presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência
A fiscalização e o controle das atividades de inteligência são de extrema importância para a democracia. Segundo a deputada Bruna Furlan (SP), informação é poder. E informação é a matéria-prima da inteligência de um país. “Assim, os riscos daqueles que lidam com tanto poder extrapolarem suas obrigações e cometerem arbitrariedades sempre é muito grande”, disse ela ao assumir a presidência e iniciar os trabalhos da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) para 2017. A parlamentar é presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara.
A deputada ressaltou ser a atividade de inteligência compatível com o regime democrático. Tanto que, segundo ela, é de extrema relevância o papel daqueles que assumem a missão de fiscalizar e controlar esses serviços e garantir que operem dentro da legalidade.
“Cabe a nós, membros do Congresso Nacional, e mais especificamente da CCAI, a nobre tarefa de fiscalizar e controlar os serviços de inteligência com destaque para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e os órgãos que compõem o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). O parlamento não pode se furtar a essa relevante missão”, discursou.
Bruna Furlan destacou ainda a posse do senador Fernando Collor (PTC-AL) na vice-presidência da comissão. Para ela, a experiência dele como estadista, senador da República, ex-presidente da CCAI e presidente da Comissão de Relações Exteriores no Senado “será um farol para ela, que começa a navegar por mares pouco conhecidos”.
A deputada informou que entre os trabalhos previstos para este ano estão o convite ao ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e ao diretor-geral da Abin para traçar um panorama da política nacional de inteligência para 2017.
Ao finalizar, Bruna Furlan citou as inúmeras atividades da CCAI. Entre elas, a complexidade de fiscalizar e controlar as tarefas desses órgãos. A tucana informou que está organizando uma agenda de visitas para melhor compreender o funcionamento desses organismos. Composta por 12 titulares, sendo seis senadores e seis deputados, a comissão mista foi instalada nesta segunda-feira (3) em cerimônia na Ala Alexandre Costa, do Senado Federal.
(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta