Dia Mundial da Água
Em sessão solene, Izalci destaca desafios do Brasil para a preservação da água
O deputado Izalci (DF) presidiu nesta sexta-feira (31) sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. O tucano abriu os trabalhos com a leitura dos artigos da Declaração Universal dos Direitos da Água, divulgada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento estabelece que a água faz parte do patrimônio do planeta e cada cidadão é responsável por preservá-la.
Brasil, Rússia, China e Canadá são os países que controlam as maiores reservas de água do planeta. De acordo com dados da ONU, apenas 0,008% do total da água serve para consumo. “O grande problema é que as fontes, como rios, lagos e represas, continuam sendo contaminadas e poluídas pelas atitudes dos homens”, completou Izalci.
O parlamentar alerta que as nações desenvolvidas ou em desenvolvimento têm o grande desafio de proteger diariamente seus mananciais. O crescimento desordenado, o uso irregular do solo e o desmatamento são alguns dos problemas que afetam diretamente o meio ambiente e a biodiversidade, ressaltou o tucano.
Izalci destacou a crise hídrica vivida pelo Distrito Federal, onde o racionamento de água já é uma realidade. No próximo ano, a capital sediará o Fórum Mundial da Água 2018, com a presença de líderes de todo o mundo. “O Brasil deve estar preparado para ser o protagonista da proteção do maior bem da humanidade”, completou.
A cerimônia contou com a presença do Presidente da Fundação Mais Cerrado, Bruno Mello, do Presidente da Associação Ocupe o Lago, Marcelo Ottoni Nepomuceno, do Vice-Presidente Nacional dos Engenheiros Ambientais, Gustavo Lima e do Gerente Geral da Agência Nacional das Águas (ANA), Antonio Felix Domingues. A contadora de histórias Niedja Gennari e a estudante Luísa Valadares subiram à tribuna para reforçar a importância da preservação da água.
(Da redação / Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta