Cultura
Izalci presta homenagem a contadores de história em sessão solene na Câmara
O deputado Izalci (DF) prestou homenagem, nesta segunda-feira (20), aos contadores de história. O tucano participou de sessão solene no plenário da Câmara em referência ao Dia Internacional dos Contadores.
Em seu discurso, o tucano afirmou que o instrumento da palavra transforma o comportamento humano. “Por isso contar histórias é, e sempre será, o primeiro contato com a razão, o entendimento”.
Segundo o deputado, a importância do contador de histórias está representada pela grande procura por cursos e oficinas técnicas para que possam se habilitar profissionalmente. O que antes era feito por amadores torna-se profissional, uma vez que há demanda por esses profissionais nas escolas e organizações sociais. Além disso, pontuou Izalci, o contador de história tem um papel muito importante porque é ele o maior incentivador da leitura.
O parlamentar destacou ainda a importância lúdica dos contadores de histórias, quer seja nos circos, quer seja nas rodas e fogueiras do interior, as histórias contadas sempre estiveram presentes no imaginário humano.
“Há que se destacar que as histórias têm o papel de fazer com que as pessoas possam entender melhor o mundo em que vivem. Quem morou na área rural sabe que as histórias eram contadas ao redor das fogueiras, lareiras e suas sombras e luz criavam a atmosfera ideal da magia”, reforçou.
Izalci ainda lembrou que a ‘contação’ de histórias remonta à Antiguidade, na figura dos bardos, que eram os responsáveis pela disseminação de histórias, lendas e poemas em forma de canções. “Era uma forma de educar e fortalecer a coragem para que as pessoas pudessem enfrentar no mundo desconhecido os monstros que habitavam suas mentes. O narrador também criava suas próprias histórias a exemplo do que acontece hoje”, disse.
O deputado parabenizou os contadores, ao reafirmar que é por meio de suas histórias que as crianças entram no mundo das letras e da criatividade e que a memória do povo brasileiro tem sido preservada.
(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: William Sant´Anna)
Deixe uma resposta