Trabalho de risco
Projeto de Shéridan determina uso de viaturas blindadas por órgãos de segurança pública
A deputada Shéridan (RR) apresentou Projeto de Lei (7030/17) que determina que viaturas operacionais dos órgãos de segurança pública sejam dotadas de vidros com blindagem balística. A proposta visa diminuir as situações de riscos enfrentadas pelos profissionais da segurança pública, que arriscam a vida diariamente.
“Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 o policial militar do estado de Roraima Hélio Andrade foi baleado em uma viatura e perdeu a vida enquanto integrava o contingente da Força Nacional no Rio de Janeiro”, relembra a deputada.
Segundo Shéridan, o trágico acontecimento demonstrou a fragilidade do aparato de segurança pública à disposição dos policiais. “Uma viatura blindada poderia ter impedido a morte desse e de diversos outros profissionais de segurança no nosso país”, defende.
A proposta de viaturas operacionais com vidros blindados é uma forma de ampliar os mecanismos de segurança para reduzir os possíveis ferimentos e mortes de cidadãos no exercício de sua função. “É necessário superar essa situação de vulnerabilidade para garantirmos a integridade física daqueles que dedicam suas vidas à segurança da sociedade”, afirma a tucana.
Caso o projeto seja aprovado, os órgãos de segurança pública terão até dois anos para adaptar as viaturas conforme as especificações da lei.
(Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta