Preservação necessária
Deputados destacam importância de tema ambiental escolhido para Campanha da Fraternidade 2017
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na quarta-feira (1) a Campanha da Fraternidade de 2017, que busca alertar a sociedade para o cuidado e cultivo dos biomas brasileiros e sobre o respeito à cultura dos povos. Para deputados do PSDB, o tema é atual e oportuno, dada a preocupação global com a preservação do meio ambiente.
Na edição de 2017, o tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e o lema escolhido é “Cultivar e guardar a criação (Gn 2, 15)”. Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal e Amazônia são os biomas nacionais. O deputado Izalci (DF) parabenizou a CNBB pela campanha, considerando o assunto abordado de extrema importância. “Eu não tenho dúvidas de que devemos nos preocupar com o meio ambiente. Precisamos investir em educação e em um melhor equilíbrio do homem e o meio ambiente”, defendeu.
O deputado João Paulo Papa (SP) adiantou que apoiará a iniciativa por meio de suas ações na Casa. “Fortalecer a consciência ambiental e estimular a preservação do meio ambiente são os objetivos”, destacou o tucano. “Assim, a Igreja Católica no Brasil segue o que pede o Papa Francisco, na Encíclica Laudato Si: reflita sobre os cuidados com a Casa”, relembra.
Vários dados divulgados demonstram como assuntos relacionados ao meio ambiente devem ser analisados com seriedade e urgência. Segundo documento divulgado em fevereiro pelo Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, por exemplo, a seca no Nordeste já dura cinco anos e pode se agravar devido à pouca probabilidade de chuva de fevereiro a abril deste ano.
A presidente do PSDB Mulher de Pernambuco, deputada estadual Teresinha Nunes, pontuou, no lançamento da campanha no estado, a grande seca que castiga a região e chamou atenção para a degradação da natureza, ameaçando a diversidade dos biomas brasileiros. “É preciso que a gente veja a situação em que se encontra o meio ambiente, cuide dele, porque o homem só sobreviverá se a natureza estiver em pé, se ela estiver garantindo seu sustento”, alertou a tucana.
No Brasil, a Campanha da Fraternidade existe há 55 anos e aborda temas atuais que propõe uma transformação social. É lançada todo ano na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma. A ação vai até 9 de abril, no Domingo de Ramos.
SANEAMENTO
Na Câmara, parlamentares do partido vêm incentivando o debate sobre os temas abordados pela Igreja Católica nos últimos anos. Em 2016, por exemplo, a pedido de três parlamentares tucanos, o Plenário foi transformado em comissão geral para debater a necessidade de o poder público investir em saneamento.
(Reportagem: Sabrina Freire)
Deixe uma resposta