Atuação organizada
Deputado Papa dá posse à Frente Parlamentar da Química e apresenta plano de trabalho para 2017
O deputado João Paulo Papa (SP), presidente da Frente Parlamentar Mista da Química, deu posse à Comissão Executiva para o biênio 2017/2018, nesta quarta-feira, em Brasília e apresentou o plano de trabalho do setor para este ano. O senador Eduardo Braga e o deputado federal Afonso Motta, ocupam, respectivamente, a vice-presidência pelo Senado e da Câmara.
A nova composição da Frente Parlamentar da Química, conta com a participação de 232 integrantes, entre deputados e senadores.O colegiado tem como finalidade acompanhar a tramitação e propor matérias no âmbito da Câmara dos Deputados e Senado Federal, que visem à implementação e aprimoramento de políticas públicas que possam contribuir com a expansão e a consolidação da competitividade da cadeia produtiva do setor químico, petroquímico e de plástico do Brasil.
“Venho de uma região que possui o maior polo químico e petroquímico da América Latina. Estratégico para todo o país, o polo industrial de Cubatão congrega grandes e importantes empresas do mercado nacional, que juntamente com as indústrias químicas de Guarujá gozam de vantagem competitiva, próximas ao Porto de Santos“, destacou Papa, ao ressaltar a importância de incentivar a indústria química, neste momento em que o país começa a dar sinais de recuperação econômica.
“Temos um longo caminho a percorrer e muito trabalho a ser feito pela reconquista da posição de excelência da indústria química como propulsora do desenvolvimento da cadeia industrial do País. Para este ano, a Frente Parlamentar trabalhará com ênfase nos seguintes temas: disponibilidade de matérias-primas e energia a preços internacionalmente competitivos;logística e infraestrutura; pesquisa e desenvolvimento e qualificação de mão-de-obra . Para tanto, iremos sugerir ao Poder Executivo a constituição de um grupo para estruturar importantes pontos como a utilização do potencial do petróleo e do gás natural, da exploração do pré-sal, para o desenvolvimento da indústria química brasileira e retomada da economia nacional, além de assegurar a isonomia competitiva entre fabricantes brasileiros e estrangeiros“, conclui.
A Comissão Executiva é integrada pelos seguintes membros:
Presidente – João Paulo Papa
Vice-presidente no Senado – Eduardo Braga
Vice-presidente na Câmara – Afonso Motta
Cordenadorias:
– Petroquímicos – Deputado Otavio Leite
– Gás – Deputado Davidson Magalhães
– Fertilizantes – Deputado Irajá Abreu
– Cloro- Deputado Paulão
– Plásticos – Deputado Alex Manente
– Água – Deputado Evair de Melo
– Inovação e Tecnologia – Deputado Izalci
– Química verde – Deputado Vinicius Carvalho
– Saúde e Segurança do Trabalho – Deputado Orlando Silva
–Químicos para Couro – Deputado Renato Molling
– Meio Ambiente – Deputado Ricardo Tripoli
– Logística – Deputado Milton Monti
– Cosméticos – Deputada Bruna Furlan
– Energia – Deputado José Carlos Aleluia
– Química Fina – Deputado Paulo Abi-Ackel
– Energia Renovável – Deputado Pedro Vilela
– Representantes do Poder Executivo – Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações – Secretário Jailson de Andrade
– Representante do Poder executivo – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços– Secretário Igor Calvet
– Secretária Executiva – Marina Mattar
(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta