Pioneirismo
PSDB sai na frente ao qualificar debate sobre reformas prioritárias do ano legislativo
A bancada do PSDB saiu na frente no debate sobre as grandes reformas em pauta no Congresso para este ano. Já na primeira semana após a abertura do ano legislativo, promoveu, em conjunto com o Instituto Teotonio Vilela, um ciclo de debates entre especialistas e os parlamentares. Ao fazer um balanço dos três dias de debates, o líder tucano na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), disse que o partido está preparado para o embate e para enfrentar o desafio de aprovar as reformas trabalhista, tributária e previdenciária – todas elas em discussão em comissões especiais da Câmara.
Com o tema “Os desafios do Congresso para 2017”, o ciclo começou na manhã de terça-feira (7), com o debate sobre a alteração no sistema de impostos entre o economista José Roberto Afonso e o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), relator da matéria. No segundo dia, o professor da USP Hélio Zylberstajn e o deputado Rogério Marinho (RN), relator da comissão especial, abordaram a reforma trabalhista. Encerrando o seminário, o economista Paulo Tafner e o deputado Marcus Pestana (MG) discorreram sobre a reforma da Previdência. Os três dias registraram presença expressiva de deputados e senadores.
Para Tripoli, o balanço do evento é o muito positivo, pois os parlamentares e assessores técnicas tiveram acesso a panorama de cada uma dessas três áreas e os principais pontos das propostas em debate. “Este ano será voltado para as mudanças. Aceitamos esse desafio e, como partido, não poderíamos deixar de dar contribuições valorosas. O PSDB investe nessa questão pensando na população. Estaremos afinados com o povo para conversar de forma didática, nos estados e municípios, sobre a importância dessas reformas e de que maneira serão realizadas”, destacou o líder tucano.
O deputado afirma que segmentos organizados e a oposição vão tentar desvirtuar o debate, mas o partido estará pronto para provar que as reformas são necessárias e visam o futuro do país. “Todos entendem que estamos num momento difícil. O Brasil vinha sendo gerenciado com um modelo ultrapassado, retrógrado e que, ao meu ver, não tinha futuro. Com o modelo novo teremos que fazer algumas transformações, reformas que serão vitais para o país voltar a crescer”, reiterou.
O presidente do ITV, senador José Aníbal (SP), também fez uma defesa enfática das reformas. Além disso, o tucano aponta que há uma urgente necessidade de uma legislação trabalhista mais contemporânea e semelhante as dos países desenvolvidos e de uma legislação tributária que seja eficiente, transparente e não tão custosa como hoje.
“Além disso, temos que fazer a reforma da Previdência urgentemente para que tenhamos sustentabilidade no sistema, garantindo pensões e aposentadorias para os que estão no sistema e os que vão entrar. Será preciso, por exemplo, aumentar a idade mínima para aposentadoria, fazer uma regra de transição não muito longa e extinguir aposentadorias especiais que são um ônus enorme para o Estado”, defendeu.
O senador afirma que as reformas devem ser trabalhadas de forma transparente, sem bravatas ou populismo. O partido combaterá as informações falsas que circulam nas redes com a verdade sobre cada uma das reformas. “Temos que mostrar a realidade”, defendeu Aníbal.
(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta