Educação
Tucano propõe criação de cursinhos pré-vestibulares para estudantes do ensino público
O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) apresentou projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para dispor sobre cursos preparatórios para o ingresso na educação superior, voltados para estudantes que estão cursando ou já concluíram o ensino médio na rede pública. O PL 6135/2016 estabelece que as universidades públicas ofereçam cursinhos pré-vestibulares gratuitos, com duração mínima de um ano.
Com a medida, o parlamentar espera amenizar a desigualdade observada no ambiente acadêmico, já que muitos alunos da rede pública não têm como pagar cursinhos preparatórios. Se aprovado, o projeto estabelece que as instituições terão dois anos para adotarem a medida, a partir da publicação da lei.
“O vestibular é o caminho de acesso às universidades. É por meio da meritocracia que se chega lá, não há o que se questionar, mas é preciso igualar as oportunidades, promover a igualdade de competição”, disse o parlamentar.
O tucano ressalta a evidente diferença nas chances de competição entre esses grupos de estudantes, com clara desvantagem dos que cursaram a escola pública de nível médio.
“Enquanto alguém que vem da rede privada, melhor equipada, com todas as razões, fazendo cursinho por um, dois ou três anos, a rede pública de ensino não tem cursinho. E eu estou com um projeto para que haja esse espaço para tentar igualar a competição entre quem está na rede pública e na rede privada”.
(PSDB)
Deixe uma resposta