Economia
Relator da reforma tributária, Hauly espera consolidar mudanças no sistema em 2017
Relator da Comissão Especial da Reforma Tributária, o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) espera que mudanças no sistema tributário – esperadas há anos – sejam consolidadas em 2017. O tucano, que é economista e foi Secretário da Fazenda do Paraná por duas vezes, defende um sistema baseado no modelo europeu, fundamentado em um imposto de renda federal, um imposto sobre valor agregado, um imposto seletivo estadual e impostos sobre patrimônios estaduais,
os dois últimos com legislação federal.
Dessa maneira, Hauly espera distribuir de forma justa as competências tributárias, além de desonerar os mais pobres, que pagam de forma similar às outras camadas sociais pelos serviços e bens. “O Imposto de Renda e a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido ficaria um imposto só. O ISS municipal, o ICMS estadual, o IPI federal, a PIS e COFINS federal virariam dois impostos – um imposto de valor agregado e um imposto seletivo monofásico. Essa é a essência da nossa proposta, que diminuiria o número de impostos, tornaria o sistema mais ágil, tiraria os impostos de comida, medicamentos, máquinas e equipamentos e ajudaria bastante a economia brasileira”, disse o tucano.
Hauly também ressalta que o Brasil arrecada muito mais em impostos do que outros países, mas gasta mal esses recursos. Até a data de hoje, o Brasil arrecadou no ano mais de R$1,9 trilhão em impostos, taxas e contribuições, segundo a contagem do site Impostômetro.
(Da Agência PSDB/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta