Saúde


Samu do Centro-Oeste mineiro começa a funcionar em janeiro, destaca Domingos Sávio

Domingos Sávio convocou a audiência para tirar o SAMU do papel.

Domingos Sávio convocou a audiência para tirar o SAMU do papel.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o Secretário de Estado de Saúde, Nalton Cruz, pactuaram o funcionamento do SAMU do centro-oeste mineiro para janeiro próximo durante audiência solicitada pelo deputado Domingos Sávio (MG).

O tucano revelou que o intuito da reunião era apresentar ao ministro a importância da pasta fazer o credenciamento e cumprir as etapas finais para liberar o recurso que garanta o custeio do SAMU do Centro-Oeste. “O ministro, depois de ouvir minha explanação e a do secretário Nalton, assumiu o compromisso de atender às solicitações do Governo de Minas, que o solicitou que coloque em dia e passe a pagar pelo repasse do Consórcio do Sul de Minas, visto que o governo mineiro vem arcando sozinho há algum tempo. Com este compromisso assumido, o Secretário de Minas compactuou, atendendo ao nosso pedido, que a partir de janeiro tomará todas as providências para imediato funcionamento do SAMU Oeste”, relatou.

O parlamentar revelou que a reunião foi sem bandeiras, em prol de um bem comum. “Esta reunião foi decisiva para pontuarmos os obstáculos que enfrentamos há mais de dois anos para que o SAMU saia do papel. Ela foi suprapartidária, somando esforços, convergindo em prol da região centro-oeste mineira. Sinto-me honrado por ter proporcionado esta audiência que, creio eu, será definitivamente resolutiva para o nosso intuito de salvar vidas”.

Com a efetivação dos serviços, serão cerca de 360 profissionais, nas 24 unidades básicas, com médicos socorristas e plantonistas, além da sede de monitoramento do 192, em Divinópolis. São 18 hospitais, em toda região, que receberão um adicional para ter um atendimento prioritário para as situações de urgência e emergência.

Além do tucano, uma comitiva de Minas participou da reunião sob a liderança do secretário mineiro, formada pelo presidente do CIS-URG e prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, o primeiro vice-presidente e prefeito de Bom Despacho, Fernando Cabral, o secretário geral e prefeito de Luz, Ailton Duarte, o secretário Executivo do Consórcio, José Márcio Zanardi, o gerente de Logística, Dárcio Abud, e o diretor médico, Dr. Marco Aurélio Lobão. Participaram, também, os deputados Toninho Pinheiro (PP/MG) e Jaime Martins (PSB/MG). O Secretário de Atenção Primária, Francisco de Assis Figueiredo, compôs a equipe do ministro.

(Da assessoria do deputado, com alterações)

 

Compartilhe:
21 dezembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *