Perda para o Legislativo
Familiares, políticos e amigos se despedem do deputado João Castelo no Maranhão
Parlamentares, amigos e familiares do deputado João Castelo (MA) prestaram as últimas homenagens ao tucano. Acompanhado por uma multidão, o sepultamento ocorreu no fim da tarde em São Luís após o velório ocorrido na Assembleia Legislativa do Maranhão. O parlamentar faleceu no domingo (11), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, aos 79 anos de idade.
O corpo do deputado chegou à Assembleia por volta das 11h da manhã desta segunda-feira (12). O corpo chegou acompanhado pela filha Gardênia Castelo, ex-deputada estadual, e da viúva Gardênia Ribeiro. Ele foi levado para o interior do plenário da Assembleia por um grupo da Polícia Militar, recebendo aplausos dos presentes.
O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, estiveram presentes no velório, assim como representantes de vários partidos. O líder Imbassahy manifestou à família de Castelo pesar em nome de toda a bancada tucana. Ele vai propor a realização de sessão especial para reverenciar a memória de Castelo.
“Era um grande parlamentar, orgulho de nosso partido, orgulho do Parlamento brasileiro”, disse Imbassahy. O líder ressaltou as grandes realizações do colega. Durante o governo de Castelo, foram construídos o estádio Castelão, o Sistema Italuís de abastecimento de água, a ponte Bandeira Tribuzi, o Hospital do IPEM, entre outras iniciativas.
Deputado João Castelo morre aos 79 anos; em nota, bancada do PSDB lamenta “irreparável perda”
Em homenagem ao deputado, o presidente da Câmara afirmou que as sessões desta segunda-feira (12) seriam suspensas. “Com a morte de Castelo, perdi um grande amigo, um grande companheiro, com quem aprendi muito. Ele foi um grande brasileiro, um grande parlamentar, devotado às grandes questões do Maranhão e do Brasil. Foi uma perda imensurável para o Parlamento de nosso país”, ressaltou Rodrigo Maia.
O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, que é presidente estadual do PSDB no estado, participou do velório. “A história de Castelo fala por si só. Ele prestou muitos serviços ao nosso estado. Ocupou vários cargos no Legislativo e Executivo, foi um homem que realizou muitas obras e deu sua contribuição ao partido do qual foi presidente”, afirmou.
Brandão estava na capital federal após recém retorno de viagem oficial pelo governo do Estado quando soube do falecimento de seu correligionário, João Castelo. Após cancelar agendas oficiais que cumpriria nesta segunda-feira, em Brasília, seguiu para o velório de João Castelo, em São Luís, na companhia de Imbassahy e Maia.
Na assembleia, foi realizada uma missa de corpo presente conduzida pelo padre Haroldo. Em seguida, o pastor Waldir, da Igreja Presbiteriana, realizou culto fúnebre reservado aos familiares, autoridades e amigos de João Castelo.
Deputados do PSDB continuam lamentando a morte do colega nas redes sociais. O deputado Lobbe Neto (SP) expressou sua solidariedade para a família de Castelo. “João Castelo parte deixando um legado intenso de trabalho, seriedade, honestidade e experiência. Aos familiares, nossos profundos e sinceros sentimentos”, afirmou.
“Com pesar, deixo meu abraço aos familiares e amigos do colega de partido, deputado João Castelo, que faleceu neste fim de semana”, destacou o deputado Geraldo Resende (MS).
HOMENAGEM TUCANA
Além de Brandão e Imbassahy, o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, fez questão de prestar homenagem ao ex-presidente estadual do PSDB, Castelo. O velório contou também com a presença de diversas lideranças do partido no Maranhão, a exemplo dos vereadores Gutemberg e José Joaquim, membros das direções estadual e municipal no estado, lideranças políticas correligionárias de todo o Maranhão e demais simpatizantes do partido.
O coordenador da bancada federal Maranhense, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), divulgou nota de pesar em nome dos colegas do estado. “É com todo pesar, e em nome da Bancada Federal do Maranhão, que venho manifestar os sentimentos do querido amigo e colega maranhense, João Castelo. Ele parte deixando muitas lições e como político, contribuição importante ao nosso estado e parlamento”, declarou.
(Da redação com informações da Assembleia Legislativa do Maranhão/ Foto: Kristiano Simas Agência Assembleia)
Deixe uma resposta