Luto
Deputado João Castelo morre aos 79 anos; em nota, bancada do PSDB lamenta “irreparável perda”
O deputado João Castelo (MA) faleceu na manhã deste domingo (11), no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, aos 79 anos de idade. A morte foi comunicada pela família e lamentada profundamente pelos seus companheiros no partido. “João Castelo fará muita falta a nossa bancada, que tem por ele um profundo respeito pela sua trajetória, seus princípios e sua experiência na vida pública”, diz trecho da nota do PSDB na Câmara. O diretório nacional também lamentou a perda.
O tucano foi transferido da capital maranhense para a unidade de saúde em São Paulo no dia 31 de outubro. No dia 10 de novembro, ele foi submetido a uma cirurgia cardíaca. Desde então, estava na UTI. As complicações pós-cirúrgicas provocaram o falecimento de João Castelo, que exercia o quinto mandato na Câmara (legislaturas 71/75, 75/79, 99/03, 03/07 e 15/19).
O governador do Maranhão, Flavio Dino, e o prefeito de São Luis, Edvaldo Holanda Jr, decretaram luto oficial de três dias em virtude do falecimento.
O corpo será velado na Assembleia Legislativa do Maranhão. De lá, um carro do Corpo de Bombeiros estará à frente de um cortejo até o cemitério Parque da Saudade, no Vinhais, na capital maranhense. Esta despedida final deve ocorrer na tarde desta segunda-feira.
Confira abaixo as notas dos familiares e da bancada do PSDB:
NOTA DE FALECIMENTO
A família do deputado federal João Castelo Ribeiro Gonçalves, cumpre a dolorosa missão de informar aos parentes, aos amigos e a todo o povo maranhense o seu falecimento na manhã deste domingo, dia 11 de dezembro de 2016, e aproveita para agradecer a todos aqueles que durante o período em que ele esteve convalescente, se solidarizaram com suas orações, com suas mensagens e com seus sentimentos cristãos.
Que Deus acolha a alma do nosso querido e amado Castelo e que nos reconforte com sua infinita misericórdia num momento de tanta dor e saudades.
Gardênia Castelo, Gardeninha Castelo e João Castelo Filho.
NOTA DA BANCADA DO PSDB NA CÂMARA
Com profundo pesar, a bancada do PSDB na Câmara dos Deputados comunica o falecimento do deputado João Castelo (PSDB-MA), ocorrido na manhã deste domingo na cidade de São Paulo em razão de complicações pós-cirúrgicas.
Aos 79 anos, Castelo cumpria o seu quinto mandato na Câmara Federal, com uma longa lista de serviços prestados ao seu Estado – foi governador do Maranhão, senador e prefeito de São Luís. Em todas essas funções, deixou a marca da eficiência e de seu elevado espírito público.
Nossa solidariedade e orações a sua família, amigos e ao povo do Maranhão por essa irreparável perda. João Castelo fará muita falta a nossa bancada, que tem por ele um profundo respeito pela sua trajetória, seus princípios e sua experiência na vida pública.
NOTA DO PSDB NACIONAL
“O PSDB manifesta seu pesar com o falecimento do deputado João Castelo (PSDB-MA). Perde o Brasil, o Maranhão e a Câmara dos Deputados, onde ele exercia seu quinto mandato. Em sua trajetória política, João Castelo destacou-se como governador, prefeito de São Luís e senador. Nos solidarizam os com seus familiares, amigos e correligionários.”
Por meio da rede social Twitter, parlamentares do PSDB na Câmara lamentaram a perda do correligionário:
Hoje nos deixou o amigo João Castelo, experiente deputado e ex-governador do #Maranhão Meus sentimentos e todo carinho à família e amigos pic.twitter.com/1pteG1hfcK
— João Paulo Papa (@Joaoppapa) December 11, 2016
Amigo Dep João Castelo. Sentiremos sua falta. Descanse em paz.
— Geovania de Sá (@geovaniadesa) December 11, 2016
Registro com pesar o falecimento do nosso colega João Castelo, deputado pelo Maranhão. Que Deus conforte a família.
— Shéridan (@DepSheridan) December 11, 2016
Nosso amigo e parceiro Deputado João Castelo(PSDB/MA) nos deixou.João era grande sujeito.Uma vida inatacável em que serviu ao seu Maranhão pic.twitter.com/pMVyD0nDl7
— Marcus Pestana (@marcus_pestana) December 11, 2016
VASTA TRAJETÓRIA
João Castelo teve um vasta trajetória política. Como governador do Maranhão, ficou conhecido por construir a ponte Bandeira Tribuzzi, o Estádio Castelão e a Italuís, ainda hoje responsável por quase 70% do abastecimento de água da capital, além do Conjunto Maiobão, Cohatrac e da Cidade Operária. Além disso, construiu o Hospital do IPEM, ainda hoje, um dos mais modernos do Nordeste.
Foi inspetor, assessor técnico e diretor das Carteiras de Crédito Rural, em 1966, e de Fomento à Produção e de Crédito Geral (1967 até 1970). Presidiu o Banco da Amazônia (BASA) no Estado por alguns meses em 1970.
Elegeu-se deputado federal pelo Maranhão em 1970. Foi reeleito em 1974 para a legislatura de 1975 até 1979. Filia-se ao PDS em 1980, partido onde permaneceria até 1989. Em 1982, elege-se senador. Em 1998, volta a obter mais um mandato, elegendo-se deputado federal, agora pelo PSDB, legenda em que permaneceu até o último dia de vida.
Participou, em 2007, da gestão do Governador Jackson Lago. Disputou mais uma vez a prefeitura de São Luís em 2008 e venceu Flávio Dino no segundo turno. O tucano tinha o título de doutor Honoris Causa da Universida
Entre as proposições de sua autoria que estavam tramitando na Câmara, estão a que regulamenta a cobrança de tarifas aéreas domésticas para evitar abusos e a que aumenta a multa nos casos de pane nos serviços da prestadora de serviços de telefonia celular.
(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta