Planejamento é fundamental
Deputado Vecci destaca a importância da austeridade para conter crise nos municípios
Despesas excessivas, queda na arrecadação e, por consequência, recursos escassos. Essa é a realidade de diversos municípios brasileiros que vivem uma grave crise econômica. O ano de 2017 se apresenta desafiador para a maior parte dos prefeitos e das prefeitas que irão assumir a gestão municipal a partir de 1º de janeiro.
Na avaliação do deputado Giuseppe Vecci (GO), os primeiros 100 dias de mandato são decisivos para a realização dos ajustes nas contas públicas e na estrutura administrativa da prefeitura. Planejamento e austeridade são palavras-chave para o início do mandato e precisam ser atitudes duradouras.
“O momento de crise não admite improvisação. A prefeitura precisa de planejamento coerente às exigências da cidade e da população. Não tem cabimento gastar dinheiro e não devolver nada em serviços para o cidadão”, orienta o parlamentar.
Segundo Vecci, as medidas emergenciais precisam levar em conta a diminuição de despesas excessivas e o redirecionamento de recursos para as áreas prioritárias de competência do município – limpeza e iluminação pública, cultura e lazer, uso do espaço público, entre outras.
“Os prefeitos são os que estão mais próximos dos cidadãos e têm mais condições de diagnosticar os principais problemas e gargalos e buscar soluções para corresponder aos anseios da população”, declara Vecci.
Vecci também indica a importância de criar uma equipe de transição competente para realizar o diagnóstico da situação do município e montar as estratégias pertinentes à cidade. “Antes de tudo, o prefeito precisa conhecer todas as demandas da população para elaborar um planejamento completo e eficaz”, sugere o deputado.
(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta