Opção viável
A pedido de Macris, Comissão de Viação e Transportes debaterá Trem Regional paulista
Será realizada nesta terça-feira (29) audiência pública na Comissão de Viação e Transportes para debater a implantação do Trem Intercidades, que ligará as cidades de São Paulo, Campinas (SP) e Americana (SP). A concessão da ferrovias e seus prazos também é tema do encontro, marcado para começar às 10h no Plenário 13.
O deputado Vanderlei Macris (SP), que pediu a audiência, destaca a existência de um projeto de transporte ferroviário de passageiros da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo, sob responsabilidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ligando os municípios de São Paulo a Campinas (SP). Também há a Manifestação de Interesse Privado (MIP) de um trem ligando São Paulo a Americana (SP), atualmente em avaliação pelas áreas técnicas da Secretaria de Governo.
“Nesta MIP, o trecho prioritário abrange 135 km e terá nove estações em seu traçado. Mas é importante debater com os envolvidos para melhorar o projeto e evitar os gargalos”, considerou o parlamentar. Ainda segundo Macris, o transporte ferroviário é uma “opção viável para nosso estado e todo o país”.
Foram convidados para a audiência: o secretário da STM, Clodoaldo Pelissioni; o secretário de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dino Antunes Barbosa; o gerente de Passageiros da Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL), Roberto Dias David; o coordenador de Projetos Especiais da Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jean Mafra dos Reis; o presidente da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente), José Manoel Ferreira Gonçalves; o diretor-presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello; e o diretor-presidente da Rumo-ALL, Julio Fontana Neto.
(Da assessoria do deputado, com alterações/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta