Cidadania
Grupo que discute combate ao desaparecimento e tráfico de pessoas define como objetivo criar PL
O deputado Elizeu Dionizio (MS) e representantes da sociedade decidiram nesta semana que a Subcomissão de Enfrentamento ao Desaparecimento e Tráfico de Pessoa da Câmara dos Deputados – da qual o deputado é presidente – vai focar seus trabalhos para apresentar um Projeto de Lei que contribua para reduzir este problema social, bem como catalogar os sistemas e programas estaduais vigentes referentes a este assunto. Em sua primeira reunião, o colegiado também definiu um plano de trabalho que permita a participação de um número maior de pessoas e entidades envolvidas com o desaparecimento e o tráfico de pessoas.
“Foi uma reunião muito produtiva, na qual foram apresentados os pontos de vista de diversos segmentos sociais envolvidos com a problemática do desaparecimento de pessoas, que, muitas vezes, está relacionado com o tráfico de drogas e a prostituição. Um exemplo recente é a descoberta de ossadas em Campo Grande, em chácara no Parque dos Poderes. A investigação desse caso só foi possível após denúncia. Agora, a polícia investiga o desaparecimento de nove pessoas do Bairro Danúbio Azul, entre eles cinco adolescentes, que estavam envolvidos com o tráfico de drogas na região. Nesse período, as famílias sofreram sem ter condições de saber onde estavam estas pessoas. Aí entra a Subcomissão, que vai ter a função de servir de elo entre estas famílias e a polícia. Pelo menos é isso que pretendemos”, afirmou o parlamentar sul-mato-grossense.
Estiveram na reunião Antônio Maciel, diretor do Instituto de Identificação de Goiás e Presidente da Federação Nacional dos Peritos em Papiloscopia e Identificação (Fenappi); Brasílio Caldeira, diretor do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal; Eliana Saleiros, coordenadora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID); Paulo Ayran, presidente da Associação Brasileira dos Papiloscopistas da Polícia Federal (ABrapol); e Priscilla Milhomen, da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro – Comitê de Sub-Registro.
(Da assessoria do deputado)
Deixe uma resposta