Escassez
Transposição do São Francisco será concluída em 2017, garante ministro da Integração Nacional
A comissão externa que acompanha as obras de transposição do rio São Francisco recebeu, nesta terça-feira (22), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que garantiu , durante audiência pública, a continuidade e conclusão das obras até o final de 2017.
O presidente do colegiado, deputado Raimundo Gomes de Matos (CE),comemorou o anúncio, mas demonstrou sua preocupação com regiões que devem ainda enfrentar um longo período de seca no próximo ano e que precisam de uma solução para escassez antes da previsão de término do empreendimento. O tucano fez um apelo para que a transposição seja concluída o quanto antes em virtude da gravidade da crise hídrica no Nordeste. Segundo ele, a população necessita de água até para as atividades mais básicas.
Se confirmada a estiagem prevista para os próximos meses, o estado do Ceará só terá água até março. Apesar de as águas chegarem para o Trecho Leste entre fevereiro e abril, para que a população do Ceará (Trecho Norte) tenha acesso aos benefícios proporcionados pela transposição, será preciso esperar que 95,6% das obras estejam concluídas, por volta de novembro ou dezembro do próximo ano. A região metropolitana de Fortaleza está incluída nessa previsão.
O ministro destacou que o empreendimento está sendo tocado. Segundo ele, a única etapa paralisada é a que estava sendo executada pela empresa Mendes Júnior, investigada pela Operação Lava Jato. A empresa teria enviado um aviso ao ministério alegando incapacidade de completar a obra. O ministério já tem o aval do Tribunal de Contas da União (TCU) para abrir um processo de licitação de escolha da empresa que substituirá a empreiteira para que as obras não sofram descontinuidade.
Ao ser questionado por Gomes de Matos e por outros parlamentares da região sobre a possibilidade de adiantar as obras no Ceará, o ministro explicou que há uma possibilidade de pedir a dispensa de licitação para que as obras sejam aceleradas e, assim, os sertanejos tenham acesso mais rápido à água. Para isso, o governo estadual terá que decretar estado de calamidade. Deputados estaduais cearenses presentes à audiência informaram que o Governo do Ceará deverá tomar essa atitude em janeiro.
Para Gomes de Matos, a audiência foi importante, pois esclareceu sobre a execução das obras que, durante muito tempo, estiveram abandonadas no governo anterior. “A comissão teve a oportunidade de receber o ministro Barbalho. Conhecedor da crise hídrica que atinge o Nordeste, ele já esteve com o presidente Temer, que determinou a liberação imediata de recursos, cerca de 30% a mais, para que as obras fossem retomadas, e assim garantam que a população do semiárido seja beneficiada com os recursos hídricos”, afirmou.
O tucano ainda questionou o ministro sobre a possibilidade de contingenciamento de recursos devido a austeridade adotada pelo governo federal e se isso poderia atrapalhar as obras. Barbalho ressaltou que a conclusão da Transposição do São Francisco é uma prioridade em 2017. “Estamos absolutamente em dia com os pagamentos de todos os lotes da transposição. Os recursos estão garantidos e orçamento preservado dentro do PAC”, garantiu.
(Reportagem: Djan Moreno/foto: Leonardo Prado – Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta