Reconhecimento
Educação: dois indicados por deputados do PSDB recebem Prêmio Darcy Ribeiro
A Comissão de Educação da Câmara promove nesta terça-feira (22) a cerimônia de outorga do Prêmio Darcy Ribeiro – edição 2016. Entre os contemplados, dois foram indicados por deputados do PSDB: o presidente do Instituto Beto e Alfa, João Batista Araujo e Oliveira, e o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. O outro agraciado foi o Projeto Rondon. A cerimônia ocorrerá no Salão Nobre às 15 h.
Indicado pelo deputado Rogério Marinho (RN), o psicólogo e PhD em Educação João Batista de Araujo e Oliveira tem uma vida dedicada à Educação. Fundador do Instituto Alfa e Beto, Oliveira lecionou na rede pública de Minas Gerais e em universidades do Brasil e do exterior. Com passagem pela Organização Mundial do Trabalho em Genebra e pelo Banco Mundial em Washington, encerrou sua carreira pública como secretário-executivo do Ministério da Educação.
O agraciado trabalhou como consultor em projetos de correção de fluxo e gestão escolar em diversos municípios brasileiros. No âmbito do Instituto Alfa e Beto, trabalha há 10 anos para qualificar o debate educacional no Brasil, difundindo evidências sobre temas essenciais para o avanço da aprendizagem. O Instituto também desenvolve, implementa e avalia soluções educacionais de alto impacto nas áreas de Educação Infantil e séries iniciais.
A educação infantil, especialmente a alfabetização, tem sido uma de suas grandes preocupações. Para ele, as falhas na alfabetização deixam sequelas até a vida adulta. Por isso, o Brasil precisa de políticas integradas – desde a primeira infância. As creches, por exemplo, deveriam cumprir a etapa fundamental de preparar os pequenos para a fase do aprendizado da leitura. Publicou a coleção Pequenos Leitores e o Guia IAB de Leitura – os 600 livros que toda criança deve ler antes de entrar para a escola; e a Cartilha Primeira Infância, Primeiras Leituras.
Já o quase centenário Centro Universitário Belas Artes de São Paulo foi homenageado com a indicação feita pelo deputado Lobbe Neto (SP), em conjunto com os deputados Lelo Coimbra (PMDB-ES) e Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Criado em 1925, como Academia de Belas Artes – hoje o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma das mais tradicionais instituições de ensino superior do país.
Sua história de dedicação ininterrupta à educação culminou em reconhecimento do MEC, dos próprios alunos e do mercado de trabalho. Todos os cursos avaliados estão acima dos referenciais de qualidade, assim como a própria instituição. Um dos pontos de destaque é a formação de parcerias e atuação fora dos limites da universidade. O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo chega aos seus 91 anos com uma infraestrutura que contempla laboratórios, oficinas e ateliês para todos os cursos e aliam a importância da construção do repertório com as experiências profissionais para a formação de cidadãos.
Em 2015 e 2016, foi a única instituição a participar da SP-Arte, maior feira de arte da América Latina, e também a única representante das instituições de ensino de todo o continente americano no Salão Satélite de Milão (2016). Hoje, a mistura de inquietude e dinamismo que caracterizam a instituição fortalece o relacionamento saudável com mercado e indústria, a exemplo das campanhas de empresas e de eventos da Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Entre os formados, estão profissionais reconhecidos internacionalmente, como Fernando Campana/Irmãos Campana, a estilista Paula Raia, o designer e empreendedor Pedro Paulo Franco/A Lot of Brasil e Benedito Calixto de Jesus Neto, responsável pelo projeto da Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
O QUE É
A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pelo colegiado entre os indicados por qualquer deputado ou senador.
A edição de 2016 contou com 32 indicações. Dentre elas, foram selecionados 10 semifinalistas. As indicações são apresentadas em forma de relato sintetizado, devidamente fundamentado, que comprove a adequação dos indicados ao Prêmio. Na escolha dos agraciados, a Comissão de Educação considera critérios de originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas.
MEMÓRIA
O antropólogo e senador Darcy Ribeiro (1922-97) foi um dos fundadores da Universidade de Brasília. No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação à distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de ensino fundamental.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta