Mudança necessária
Cury defende sistema simplificado para estimular participação do cidadão na vida pública
Em discurso na tribuna da Câmara, o deputado Eduardo Cury (SP) falou sobre a expectativa de ver o Brasil avançar no processo de depuração política, iniciado há dois anos e oito meses com a deflagração, pela Polícia Federal, da Operação Lava Jato. “É preciso preparar o país para que o cidadão bem-intencionado possa participar da vida pública”, ressaltou.
Otimista, Cury destaca três itens muito importantes para o surgimento de um novo Brasil: a punição dos culpados pelos crimes de corrupção; a aprovação do projeto das 10 Medidas contra a Corrupção, e uma legislação eleitoral mais simples e compreensível ao cidadão. “Quem sabe não teremos um novo momento, uma nova era na política brasileira? ”, indagou.
Segundo ele, além de punir os culpados, é preciso haver um arcabouço legal que permita ao cidadão comum entender o funcionamento do Parlamento. “Um sistema simplificado, seja na elaboração de leis, no funcionamento do processo eleitoral, ou no processo de transparência, de forma que o cidadão possa compreender e participar da vida pública”, disse.
O parlamentar alerta que são condições essenciais para que o cidadão possa se interessar em participar da vida pública, sem correr o risco de praticar irregularidades, mesmo sem intenção. A legislação brasileira é complexa e de difícil compreensão. Cury disse que a economia ainda terá momentos turbulentos pela frente, principalmente no curto prazo, diante do curto período desde a mudança de governo.
Ele afirmou ainda que cabe a deputados e senadores a responsabilidade de transformar a legislação vigente de modo que seja mais compreensível, de fácil assimilação para que o cidadão possa cobrar e participar. “Dessa forma teremos um Brasil melhor”, disse.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta