Prevenção
Seguridade Social aprova PL de tucano para instituir Semana Nacional da Saúde Vascular
Projeto de lei do deputado Geraldo Resende (MS) que institui a Semana Nacional da Saúde Vascular foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social da Câmara nesta quarta-feira (9). Se for convertida em lei, a proposta prevê que a data seja celebrada em agosto de cada ano.
Para o deputado, a instituição da data é importante para ampliar o grau de informação e de conscientização da população sobre as doenças vasculares, e assim promover medidas de prevenção, que possibilitem reverter o atual e grave quadro dessas patologias.
De acordo com o tucano, na Semana Nacional da Saúde Vascular serão desenvolvidas atividades educativas, informativas, de promoção, de conscientização sobre a importância em prevenir, controlar e diagnosticar as doenças vasculares na população.
Médico, o deputado explica que as doenças crônicas não transmissíveis têm se transformado, a cada ano, nas principais causas de morte em todo o mundo. Ele destaca que são inúmeras patologias debilitantes e muitas delas encontram-se entre as principais causas de morte, como, varizes, tromboses venosas, a aterosclerose, o acidente vascular cerebral isquêmico, aneurismas, entre outras.
“Como se pode observar, são doenças presentes no dia a dia dos brasileiros, e praticamente todas as famílias tiveram ou têm alguma vítima desses quadros frequentemente graves. Estamos, portanto, diante de um grave problema de saúde pública, que poderia ser evitado, em grande parte, com estímulos voltados a ação de promoção e prevenção das doenças vasculares”, afirmou.
(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta