Mais crescimento


Ampliação das relações internacionais do Brasil é oportunidade de crescimento, avaliam tucanos

A ampliação da relação do Brasil com países dos diversos continentes, defendida pelo presidente Michel Temer como forma de auxiliar na retomada do crescimento econômico, é endossada pelos deputados Pedro Vilela (AL) e Luiz Carlos Hauly (PR), respectivamente, presidente e vice-PicMonkey Collagepresidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Os tucanos destacaram nesta segunda-feira (17) a nova postura da diplomacia brasileira e a importância da ampliação de parcerias com diferentes nações.  

No domingo, Temer afirmou estar convencido de que o êxito do Brasil passa por mais cooperação com o mundo, mais troca de visões e de experiências, mais comércio e mais investimentos. A declaração foi feita durante sua participação na cúpula ampliada dos BRICS com países da Iniciativa da Baía de Bengala para Cooperação Técnica Multissetorial e Econômica (BIMSTEC), realizada em Goa, na Índia. Além do anfitrião do encontro, este segundo grupo reúne Bangladesh, Butão, Nepal, Sri Lanka, Myanmar e Tailândia.

Neste cenário, Temer ressaltou o protagonismo dos BRICS como parte dos esforços que vêm sendo feitos em favor de uma governança internacional renovada. Exaltou também a aproximação com os países da BIMSTEC e propôs que a relação seja marcada pelo pragmatismo e crescente entendimento em nome dos objetivos comuns.

Play

Pedro Vilela acredita que a reinserção do Brasil no cenário internacional, tanto no campo diplomático quanto no comércio exterior, é importantíssima. O parlamentar lembra que a ex-presidente Dilma sempre relegou essa questão a um patamar muito baixo, ao contrário do que vem sendo feito pelo presidente Temer. “Já num primeiro momento, ele indicou para o ministério o senador José Serra, um dos homens públicos mais competentes do país. Isso já demonstrou que ele priorizaria a área, como tem feito”, elogiou. Senador licenciado, Serra acompanha o presidente na viagem internacional, que também tem o Japão no roteiro.

O deputado ressalta que a participação de Temer em importantes eventos internacionais tem sido fundamental para a ampliação da relação diplomática e comercial do Brasil com outras nações e, consequentemente, para que o país volte a crescer. “É dever do governo brasileiro e do nosso chefe de Estado trabalhar para aumentar a nossa participação na balança do comércio exterior, que ainda está muito aquém diante do nosso potencial”, ressalta.

ABANDONO DO VIÉS IDEOLÓGICO PETISTA

Presidente Temer e comitiva brasileira durante sessão plenária dos chefes de Estado e de governo do BRICS, em Goa, na Índia.

Presidente Temer e comitiva brasileira durante sessão plenária dos chefes de Estado e de governo do BRICS, em Goa, na Índia.

Como presidente do importante colegiado na Câmara, o parlamentar afirma que a queixa entre embaixadores de outros países era quase unânime no que dizia respeito ao atendimento das demandas durante a gestão da ex-presidente Dilma. Segundo os relatos feitos ao tucano, geralmente as pautas eram negadas. Ele destaca que já é possível observar uma mudança de postura. Se, antes, o alinhamento ideológico era priorizado pela gestão petista, agora o país está aberto ao diálogo democrático e à busca por parcerias que agreguem ao país.

Para Hauly, as visitas de Temer têm sido bem recebidas, mostrando o vigor da democracia brasileira e a possibilidade concreta da retomada do crescimento econômico. O vice-presidente do colegiado ressalta que os novos acordos só comprovam o que o planeta já percebeu: “O mundo a cada dia se conscientiza de que o Brasil é uma democracia estável e funcionou”, apontou Hauly.

Durante encontro bilateral realizado nesta segunda-feira, em Goa, entre o presidente brasileiro e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foram assinados acordos de cooperação nos campos de regulação farmacêutica e pesquisa agropecuária. Ao final do encontro, o presidente Temer afirmou à imprensa que o Brasil enviará missões à Índia com o objetivo de ampliar as relações dos dois países nos campos da indústria farmacêutica e agropecuária e na área de defesa.

(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola e divulgação/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
17 outubro, 2016 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Mais crescimento”

  1. A imprensa está divulgando que a Índia e Brasil, assinaram acordos para produção de remédios.
    Como participei de diversas tratativas neste sentido, desde 1996, quando, com o presidente FHC, participamos de missão á Índia, espero que este acordo seja benéfico ao Brasil, inclusive se resguardando com relação a contratos, etc.

    Infelizmente, estou com uma pendência sobre este tema, na área juridica.

    Roberto A.Nóbrega
    Adv. e Consultor de Comércio Exterior
    Ex pres. da 1a.Câmara de Com.Brasil India – RJ
    http://www.exportabrasil.tv
    21 9 74690519

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *