Celebração
Câmara terá sessão solene em homenagem ao professor na sexta, a pedido de Izalci
A Câmara dos Deputados realiza nesta sexta-feira (14), às 15h, sessão solene pelo Dia do Professor. De acordo com o deputado Izalci (DF), um dos autores do requerimento para a realização da homenagem, o dia Mundial dos Professores é comemorado no dia 5 de outubro. No Brasil a homenagem ocorre dez dias depois, em 15 de outubro.
Segundo o parlamentar, todas as demais profissões dependem do trabalho do professor. Ele cita a obra “A República”, escrita por Platão, na qual o autor alerta para importância do papel do professor na formação do cidadão.
Em sua justificativa, o deputado propõe que além da justa homenagem, a sessão também possa discutir o futuro da educação, tendo em vista a celeridade das mudanças que ocorrem no mundo.
“O educador de hoje necessita de uma formação multifuncional, didática avançada, que o credencie a reivindicar uma equiparação salarial com os mais altos cargos da administração pública”, ressaltou Izalci.
Ele defende maior investimento na qualificação do professor e consequentemente melhor remuneração. “Investir na qualificação do professor é garantia de educação de qualidade aos nossos descendentes e um futuro promissor às próximas gerações”, afirmou.
A remuneração insuficiente, aliada às dificuldades crescentes no relacionamento com alunos, tem provocado um preocupante fenômeno de evasão escolar, de professores que migram para outras atividades, buscando melhores condições salariais e de trabalho.
O requerimento para a realização da homenagem também é assinado pela deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO).
(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta