Encontro positivo
Integrantes do Parlamento Jovem destacam experiência vivenciada na 13° edição do programa
Estudantes que participaram nesta semana da 13° edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) manifestaram satisfação com a oportunidade que tiveram durante essa jornada cidadã em Brasília. Nesta sexta-feira (30), último dia do programa, eles comentaram a experiência de vivenciar as atividades parlamentares. A iniciativa foi criada a partir de um projeto apresentado pelo deputado Lobbe Neto (SP).
O PJB é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.
A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos que são empossados como parlamentares têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político.
Para a estudante Flávia Garbin de Macedo, de São Paulo, a experiência foi muito gratificante. A jovem destacou que, além de conhecer o trabalho dos deputados federais, pôde compreender de forma mais profunda a política brasileira.
“Nossa política precisa de uma reforma e tem condições de ir muito além”, opinou a estudante, que defendeu maior participação dos jovens na vida política. Segundo ela, a proposta do PJB conseguiu superar expectativas. “Estamos saindo daqui com um aprendizado incrível”, comemorou.
De acordo com o estudante Klaus Eduardo Lennertz, de Santa Catarina, o aprendizado foi muito marcante. “Ganhamos muita experiência e pudemos conhecer o processo legislativo da Câmara, fazendo com que gostássemos mais do parlamento”, declarou. Lennertz afirmou que a experiência despertou nele a possibilidade de fazer parte da política brasileira. “Creio num futuro melhor para nossa politica. Nós, jovens, podemos fazer a diferença”, declarou.
Carlos Hernâni de Gonçalves, de Minas Gerais, destacou a importância da democracia. O jovem informou ter aprendido sobre as diferenças partidárias e o respeito a ser mantido entre elas. “O programa é excelente. Não tenho nem palavras para falar sobre ele”, comentou, empolgado.
Segundo o deputado Lobbe Neto, o projeto visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular. “Que essa troca de informações possa despertar a liderança que cada um tem dentro de si”, destacou o tucano nesta semana.
(Reportagem: Elayne Ferraz/foto: Alex Ferreira)
Deixe uma resposta