Homenagem
Em sessão solene, Izalci diz que advogados atuam como garantidores da cidadania
O deputado Izalci (DF) representou o PSDB nesta segunda-feira (19) durante sessão solene realizada pela Câmara em comemoração ao Dia do Advogado. Durante a homenagem, o tucano exaltou o papel desses profissionais como garantidores da cidadania.
“A bancada do PSDB participa com grande satisfação dessa homenagem aos advogados de todo Brasil. Estamos certos de que o reconhecimento de valor que expressamos é meritório e alcança grande número de brasileiros que honram, por meio de seu trabalho, a maior luta de uma nação democrática: a luta por cidadania e Justiça”, afirmou o tucano.
O Dia do Advogado é comemorado no dia 11 de agosto. Foi quando, em 1827, foram criados os primeiros cursos de Direito do país em São Paulo e Olinda. Segundo Izalci, após esses quase dois séculos, a formação e atuação profissionais dos advogados ganharam grande relevância na dinâmica dos arranjos sociais.
O tucano ressaltou que, aos advogados é dada a missão de reforçar o significado de cidadania ativa. “São eles os responsáveis por buscar os meios que garantam dignidade e o respeito aos direitos de todos e do cidadão individualmente. Para que essa missão seja executada alguns requisitos são necessários: a liberdade para exercer suas funções e a presença de um Judiciário forte, próximo ao cidadão e que não seja escudo da impunidade”.
Izalci afirmou que a entidade máxima da advocacia brasileira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cumpre seu papel com competência e legitimidade, proporcionando aos seus cadastrados e ao conjunto da sociedade um pilar de resistência e uma voz forte para denunciar injustiças.
Presente à sessão, o presidente da OAB, Cláudio Lamachia, lembrou importantes conquistas obtidas pela Ordem, como a aprovação da Lei da Ficha Limpa, que foi de iniciativa popular mas teve total engajamento da entidade.
Já a ministra chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Grace Maria Fernandes Mendonça, reforçou que o advogado é o profissional indispensável para a Justiça e que sem o trabalho dele não há cidadania e nem Estado Democrático de Direito.
(Repotagem: Djan Moreno/foto: Alex Ferreira – Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta